Japão e França firmam acordo em defesa e tecnologia nuclear

Tóquio – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da França, François Hollande, firmaram nesta sexta-feira em Tóquio uma cooperação bilateral em matéria de defesa e segurança, além de desenvolvimento e exportação de tecnologia nuclear.

Em uma entrevista coletiva, concedida logo após o encontro que mantiveram, Abe e Hollande explicaram que, para potenciar intercâmbios em relação à luta contra o terrorismo, a proliferação nuclear e o desenvolvimento de equipes militares, os chanceleres e ministros da Defesa do Japão e França terão vários encontros em breve.

Após o encontro em questão, Tóquio espera conseguir uma limitação na exportação de equipamentos franceses à China, os quais podem ser utilizados com fins militares.

No último mês de maio, após a venda da França à China de sistemas para facilitar a aterrissagem de helicópteros em embarcações, o Japão manifestou sua preocupação, já que, segundo Abe, as autoridades chinesas instalariam os equipamentos nas patrulheiras que rondam as ilhas Senkaku/Diaoyu, cuja soberania é alvo de uma disputa entre Pequim e Tóquio.

Embora a União Europeia mantenha um embargo de armas sobre China desde o massacre de Praça da Paz Celestial em 1989, a França considerou que o equipamento vendido não entra dentro dessas restrições, um discurso que Hollande usou para tranquilizar Tóquio nesse sentido.

O presidente francês assegurou hoje ter dado “todas as garantias” ao governo japonês que a venda desse material “não terá nenhuma consequência militar”.

No plano de segurança, os dois chefes de Governo também concordaram em compartilhar mais informações relacionadas às ameaças terroristas no Oriente Médio e no norte da África, especialmente depois que o ataque terrorista a uma usina petrolífera realizado em janeiro na Argélia, o qual resultou na morte de dez cidadãos japoneses.

Ambos os lideres manifestaram que Tóquio e Paris se encontram na mesma sintonia com relação ao conflito na Síria, no qual, assegurou Abe, os dois governos querem “seguir contribuindo com a melhora da situação”.

Neste sentido, Hollande insistiu que ambos os países compartilham a necessidade de enviar ajudas ao país, além de reconhecer à resistência como governo legítimo da Síria.

No setor atômico, um terreno no que o Japão e França são pioneiros, ambos os países concordaram em promover as exportações de tecnologia atômica a economias emergentes de maneira conjunta.

Esta fórmula teve grande êxito até agora, como prova o acordo firmado entre a francesa Areva e a japonesa Mitsubishi Heavy Industries para erguer uma usina atômica na Turquia em maio, o que constituiu o primeiro grande pedido de unidades de fissão nuclear após o acidente de Fukushima de 2011.

Hollande chegou ontem ao Japão para realizar uma visita de três dias, no que supõe a primeira viagem de Estado de um presidente francês ao país asiático em 16 anos.

O chefe de Governo, que viajou acompanhado pela primeira-dama, Valerie Trierweiler, seis ministros e um grupo de empresários, também foi recebido hoje pelos imperadores do Japão, Akihito e Michiko, no Palácio Imperial de Tóquio.

Fonte: Info

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.