Justiça determina que Cremepe dê registro a médicos estrangeiros

imagesA Justiça Federal  julgou improcedente a ação civil pública proposta pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) sobre o registro dos profissionais do programa Mais Médicos. Dessa forma, o Cremepe terá que conceder o registro provisório aos médicos estrangeiros para que possam atuar no estado. A decisão do juiz Roberto Wanderley Nogueira, da 1° Vara Federal, foi tomada em 19 de agosto e cabe recurso.

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, afirmou ao G1, nesta quarta (28), que deve recorrer. “Vamos lutar com as armas que a lei permite, sem pregar anarquia ou desobediência. Até agora, não temos recebemos nenhum documento oficial sobre os médicos estrangeiros, como nomes, tipo de contrato, em quais unidades vão trabalhar, e isso tem uma certa importância por causa da ação fiscalizatória do Conselho”, disse.

Neste último final de semana, 115 médicos cubanos e de outras nacionalidades desembacaram em Pernambuco para participar do módulo de avaliação sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa, que vai durar três semanas. As aulas ocorrem no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Os aprovados nesta etapa começam a atender a população a partir de 16 de setembro.

Foi o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, quem recebeu os profissionais no Aeroporto no Recife. Na ocasião, informou à imprensa que eles poderão trabalhar legalmente no Brasil, pois a medida provisória que criou o programa estabeleceu o registro provisório para “médico intercambista”, restrito à atuação na saúde básica e às regiões onde serão alocados pelo programa.

Avaliação
As aulas de português e sobre o SUS, com diretito até a literatura de cordel, começaram na segunda (26). Na próxima sexta (30), os médicos estrangeiros serão avaliados durante visita às unidades de saúde do Recife.

Esse módulo de acolhimento e avaliação tem carga horária de 120 horas (três semanas) com aulas expositivas, oficinas e simulações de consultas e de casos complexos, além de visitas técnicas aos serviços de saúde. Haverá aulas de língua portuguesa e os conhecimentos linguísticos e de comunicação na prática médica no Brasil serão testados.

Os médicos aprovados receberão um registro profissional provisório e bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo. Também farão especialização em Atenção Básica. O governo brasileiro também custeará até dois dependentes de cada médico. As prefeituras que receberão esses profissionais serão responsáveis pela alimentação e moradia dos médicos durante todo o período do programa. Todos os profissionais serão supervisionados por uma instituição de ensino e também pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.