Justiça julga marido que tratou câncer da mulher com remédio caseiro

imagesA suposta negligência de um marido diante do câncer que consumiu a mulher é alvo de discussão na Justiça do Distrito Federal. Em 6 junho de 2010, cerca de um mês depois de ser internada em virtude de um melanoma — tumor na pele — em estágio terminal, Edna Guimarães Campos, 46 anos, morreu no Hospital de Apoio. O companheiro da vítima foi acusado pelo Ministério Público do DF e Territórios por homícidio doloso, em virtude de não prestar a devida assistência e de a ter impedido de receber atendimento médico adequado. De acordo com o processo que apura as circunstâncias da morte, Paulo Cesar Santos Machado, 60, tratou o problema com remédios caseiros e pomadas homeopáticas.

O caso abre a discussão sobre a responsabilidade de maridos, mulheres, filhos e irmãos diante de um parente doente que não quer receber atendimento médico. Na opinião do advogado Claudismar Zupiroli, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-DF, se soubesse da real situação de saúde da esposa, Paulo Cesar poderia, de fato, ser responsabilizado pela morte. “As pessoas próximas e familiares têm o dever de prover o melhor tratamento para salvar a vida. Trata-se de uma obrigação familiar”, observa. Se alguém se nega a fazer consultas médicas ou tomar o medicamento adequado, é possível, inclusive, acionar o Judiciário em busca de uma decisão que obrigue o parente a se tratar.

Na última semana, a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios desclassificou a acusação de homicídio doloso (quando há intenção de matar) contra Paulo Cesar, fazendo com que a ação, que seria analisada no Tribunal do Júri de Brasília, fosse para um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. De acordo com a relatora do processo, desembargadora Sandra Santis, o acusado e a vítima não imaginavam a gravidade da doença. “Não se sabe se uma pronta ação do recorrente teria evitado o resultado fatal. É mais provável que não, devido às características específicas do tumor”, destacou.

Em depoimento à Justiça, Paulo Cesar, profissional da área de tecnologia da informação, negou as acusações e disse que desconhecia a doença. No início de 2010, a professora pediu ao marido uma pomada de própolis para tratar de suposto furúnculo em uma das axilas. Segundo a defesa, em maio de 2010, o marido a reparou que ela estava muito magra e a levou, à força, ao Hospital de Base. “Ele não sabia nada a respeito do câncer, foi informado da gravidade do quadro pelos médicos que a atenderam”, explica Priscila Corrêa Gioia, advogada de Paulo Cesar.

O homem, então, decidiu entrar em contato com os familiares de Edna. Quando chegaram à unidade de saúde, os irmãos ficaram chocados com as condições da professora. “A situação dela era crítica, com mau cheiro, unhas grandes, estava com fungos”, relatou um dos parentes. Uma irmã conseguiu transferi-la para o Hospital de Apoio. De acordo com a denúncia, Edna revelou detalhes do que havia passado com o marido. Os irmãos registraram ocorrência na Delegacia de Atendimento à Mulher. Agentes foram até o hospital para ouvir Edna, e uma liminar foi concedida a fim de impedir o acesso de Paulo Cesar ao hospital.

Segundo um familiar, a professora disse à polícia que o marido sabia da gravidade do caso e se negava a prestar-lhe socorro. Poucos dias depois, Edna morreu. O Ministério Público deu andamento às investigações, oferecendo a denúncia. Maurício Miranda, promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília que atuou no caso, explica que o depoimento da vítima foi muito contundente, o que motivou o pedido de condenação por homicídio doloso. “Ainda espero que ele venha a ser responsabilizado por maus-tratos ou até mesmo por lesão corporal seguida de morte”, completa.

Grave

O oncologista Murilo Buso, especialista em câncer de pele, diz que o melanoma é o tipo de manifestação mais grave da derme. “O tratamento depende da extensão e do tamanho do tumor”, explica. Nos estágios iniciais, é necessário fazer um procedimento cirúrgico, com chances altas de cura. Em um estágio secundário, a indicação pode ser pelo esvaziamento do local atingido — como perna ou axila —, uso de medicação e radioterapia. Já o melanoma metástico é incurável, restando aos médicos apenas tentar oferecer mais qualidade de vida ao paciente.

Memória

2007

Em agosto de 2011, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou Kleber Ferreira Gusmão Ferraz a 17 anos de prisão por induzir a namorada, a funcionária pública Maria Aparecida Lima da Silva, ao suicídio. O rapaz manteve um relacionamento com a vítima, a quem manipulou para tirar proveitos financeiros, causando o endividamento da servidora do Superior Tribunal de Justiça. Em março de 2007, o rapaz teria se aproveitado do estado depressivo da moça para manipulá-la, incentivando a namorada a beber uma substância química capaz de matá-la. Maria Aparecida chegou a receber socorro, mas não resistiu. O crime aconteceu no Bay Park Hotel. Kléber teria levado a mulher a crer que ambos se suicidariam e preparou o local onde o fato aconteceria. O motivo do crime seria um seguro de vida feito por Maria Aparecida, no valor de R$ 210 mil, em nome de Kleber. O acusado foi condenado por homicídio duplamente qualificado.

2009

Thomas e Manju Sam foram presos em Sydney, na Austrália, por deixar a filha Gloria, de 9 meses e meio, morrer de septicemia e desnutrição, consequências de um severo caso de eczema, em 2002. Thomas, 42 anos, e Manju, 37, se recusaram a buscar ajuda médica durante os quatro meses e meio em que a criança esteve doente, preferindo tratá-la com homeopatia. O casal foi condenado por homicídio culposo. A pena combinada dos dois chega a um mínimo de 10 anos de prisão, sendo que o pai deve cumprir pelo menos seis anos, e a mãe, pelo menos quatro. Sam é médico homeopata e tratou a filha sozinho, até que ela desenvolveu uma úlcera no olho esquerdo e foi levada a um hospital, dois dias antes de morrer. O juiz Peter Johnson, da Suprema Corte de Nova Gales do Sul, disse que a bebê sofreu desnecessariamente por causa de uma condição que é tratável.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.