Modelo de ensino integral é aprovado por 90% dos brasileiros, diz pesquisa

0798ca5e31e36d53f9f89d7a5ccff4d9.jpgA Fundação Itaú Social, em parceria com o Instituto Datafolha, apresentou nesta quinta-feira (19), em São Paulo, o resultado de uma pesquisa nacional realizada com 2.060 pessoas em 132 municípios brasileiros, para avaliar o conhecimento da população sobre o que é educação integral. O resultado aponta que 63% das pessoas com idade a partir dos 16 anos já ouviram falar sobre o tema, sendo que 40% associam o modelo ao aumento de de carga horária e 22% à inserção de atividades extracurriculares.

Quando explicado do que se trata, o números sobre educação integral ganham um perfil otimista. Nove em cada dez brasileiros acreditam que o modelo é importante para o desenvolvimento dos jovens. Entre o motivos que fazem a população exaltar a educação integral, estão a melhora no nível de educação, a ocupação do tempo livre (tira as crianças das ruas) e a preparação do jovem para o mercado de trabalho. A suposta tranquilidade de que o filho está seguro na escola também foi uma das respostas mais recorrentes. Essa, por sua vez, muito lembrada pelos entrevistados das classes econômicas A e B.

Aqueles que não acreditam na proposta de educação integral avaliam que os alunos não precisam passar mais tempo na escola, mas, sim, de mais empenho nas atividades escolares. Outras questões como necessidade de passar mais tempo com a família, o cansaço causado pelas horas extras de estudo e a baixa qualidade das escolas públicas também foram mencionados como pontos negativos do modelo de ensino. Segundo a pesquisa, esse tipo argumento é defendido, principalmente, pelas pessoas com menor escolaridade e nível econômico.

A verdade é que o modelo de educação integral vem ganhando mais atenção dos governos estaduais e municipais em todo País. O motivo para isto é a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que metade das escolas de educação básica seja no modelo integral até 2020.

“As crianças, quando expostas ao modelo de educação integral, aprendem mais. Além de gerar um impacto de aprendizagem, também pode ser um mecanismo de equiparação social porque nós identificamos que há uma diminuição de diferenças sociais entre as crianças expostas ao modelo”, ressaltou Antônio Bresolin, coordenador de Avaliação da Fundação Itaú Social, ao citar que, antes dessa pesquisa, foram feitos outros dois estudos, em 2011, que revelam os benefícios e as tendências do ensino integral.

A gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes, avalia que a grande aceitação da população brasileira sobre a educação integral foi surpreendente e animadora. “O modelo é importante porque, se a gente avaliar com outros países, nossas crianças são expostas a pouco tempo de aula. E nós já avaliamos que a educação integral traz ótimos benefícios para o currículo dos estudantes”, comentou. Ela ainda alertou que é importante estar atento para o que o modelo integra, e não seja confundido com um reforço escolar. “A ideia é trazer atividades diferentes. Não é para ser mais do mesmo”. No vídeo, Patricia avalia os benefícios do ensino integral:

MODELOS – No Brasil, existem diversos tipos diferentes implantação da educação integral, porém os mais comuns são três. O primeiro é aquele em que os alunos passam mais de sete horas na escola aprendendo as aulas básicas, além de outros conteúdos como música, teatro, inglês e atividades esportivas. Uma segunda iniciativa é aquela que cria convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs) para a promoção de atividades educativas. Já a terceira prevê um vínculo com igrejas ou espaços públicos onde seja oferecida a infraestrutura necessária para as atividades extracurriculares. Dessas, a aceitação maior do público é a primeira. As outras duas esbarram em ressalvas como corrupção nas ONGs e o medo de influenciar os estudantes pelo ambiente religioso.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.