Moreno vai ganhar escola técnica

aO aniversário de 85 anos de Moreno será comemorado hoje com o anúncio da  construção de uma escola técnica no município. O governo do estado vai  autorizar a desapropriação do histórico Cotonifício Moreno, fábrica  têxtil desativada em 2011, para erguer uma unidade de ensino  profissionalizante. A escola terá dois andares, 12 salas de aula, oito  laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta,  refeitório, cantina e área de convivência. A unidade, com capacidade  para receber 1,2 mil alunos, deve ficar pronta até dezembro de 2014.
Na  próxima segunda-feira será aberto o edital de licitação. O processo  licitatório deve durar 60 dias, e a construção, 12 meses. De acordo com a  Secretaria Estadual de Educação, a escola deve beneficiar estudantes de  Jaboatão, Vitória de Santo Antão e Cabo. “Estamos estudando, com a  Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a vocação  econômica da região para escolhermos os cursos de acordo com a realidade  local”, informou o secretário de Educação, Ricardo Dantas.

O anúncio será feito pelo governador Eduardo Campos, às 10h, no Ginásio  Municipal Zezo Bernardo. “Até então considerado um entrave para o  desenvolvimento local, o espaço agora vai formar profissionais para o  competitivo mercado de trabalho”, pontuou o prefeito do município,  Dilsinho Gomes (PSB), referindo-se ao Cotonifício Moreno, que empregou  cerca de três mil pessoas no auge do funcionamento da fábrica, nos anos  1980.


A rede estadual de ensino conta com 20 escolas técnicas que  oferecem 33 cursos técnicos nas modalidades presencial e a distância.  Até o fim de 2014, estarão em funcionamento 40 escolas técnicas em todos  os municípios com mais de 40 mil habitantes. Já foram assinadas ordens  de serviço para o início das obras nos municípios de São Lourenço da  Mata, Arcoverde, Buíque, São Bento do Una e no bairro do Jordão, Zona  Sul do Recife. Este ano, foram inauguradas as unidades de Bezerros,  Lajedo, Araripina e Carnaíba. As escolas técnicas de Camaragibe, Bonito,  Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito estão em  funcionamento, mas aguardam inauguração oficial.
Saiba mais
Números da rede de escolas técnicas em Pernambuco:
15 mil alunos matriculados na rede profissionalizante do estado
20 escolas técnicas estaduais, incluindo o Centro de Criatividade Musical
33 cursos oferecidos
5 unidades já estão com ordens de serviço assinadas para o início das obras
5 escolas prontas aguardando inauguração
40 escolas técnicas, em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes, são a meta para 2014
R$ 9 milhões é o valor investido em cada unidade
5 escolas técnicas com cerca de 1,5 mil alunos formavam a rede em 2006
Fonte: Secretaria Estadual de Educação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.