MP reabre inquérito para investigar morte de traficante no Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro reabriu o inquérito para investigar se a operação que resultou na morte do traficante conhecido como Matemático ofereceu risco aos moradores de uma favela. O policial que pilotava o helicóptero foi afastado.

A chefia da Polícia Civil do Rio decidiu afastar o piloto que comandava o helicóptero durante a caçada ao traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático. A operação foi há quase um ano, mas as imagens só foram divulgadas no domingo, pelo Fantástico.

O piloto disse que o helicóptero foi alvejado por bandidos e que, por isso, os policiais reagiram. “A gente entende que foi uma operação legítima, onde um traficante foi morto, um traficante perigoso, ninguém foi baleado, nenhum morador foi baleado, e o objetivo foi alcançado”, afirmou Adonis Lopes de Oliveira.

Enquanto os disparos eram feitos pessoas estavam nas ruas, na Favela da Coreia, Zona Oeste.
Os tiros atingiram casas e um prédio. As circunstâncias da operação agora estão sendo investigadas pela Corregedoria da Polícia Civil.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio entregou uma cópia das imagens ao Ministério Público Federal e também ao Estadual, que decidiu reabrir o inquérito sobre a morte do traficante, arquivado havia seis meses.

“Pareceu uma operação muito desastrada, feita de maneira inconsequente. Quando o policial faz uso de força física ou do emprego de arma de fogo, faz sempre em uma situação de legítima defesa. E no caso vertente, ao que parece, pelas imagens, quem iniciou o tiroteio foi exatamente a polícia, de forma aparentemente, ao meu ver, irresponsável”, afirma o procurador-geral de Justiça do Rio, Marfan Vieira.

A promotoria também quer saber quem autorizou a ação realizada com metralhadoras. Agentes envolvidos na operação disseram que usaram uma MINIMI, calibre 5.56, e também uma MAG, calibre 762, uma arma de guerra.

“Não é uma arma de emprego policial em razão de você usar em um tiro em rajada, por exemplo, você não ter o controle pleno desse tiro no sentido dele atingir o alvo desejado com a precisão que deve ser a ação policial. A MAG é uma arma de guerra, foi fabricada para se usar em guerras e conflitos de baixa intensidade”, ressalta o especialista em segurança Paulo Storani.

A chefia de Polícia Civil declarou que não tinha conhecimento do tipo de armamento usado na ação. O Exército esclareceu que a Polícia Civil não tem autorização para adquirir a metralhadora MAG, mostrada na reportagem.

Fonte: Bom Dia Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.