MPPE quer que estado oriente usuários sobre falta de remédios

imagesO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quer que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) oriente a população usuária da Farmácia Especial de Pernambuco – rede que distribui medicamentos excepcionais ou de alto custo – sobre a suspensão no fornecimento dos medicamentos Penicilamina (250 mg), Metilfenidato (10 mg e 40 mg), Tolerodina (2 mg) e Levodopa + carbidopa 200 + 50 mg). A promotora Helena Capela infomou que vai enviar um ofício ao órgão para que o mesmo se retrate oficialmente com os usuários do serviço.

“Vou encaminhar um ofício para que a Secretaria de Saúde faça um comunicado oficial que oriente os usuários a voltarem aos médicos assistentes para que haja a substituição de pelo menos dois desses medicamentos por similares. Os pacientes devem saber não só pela imprensa, mas pela Secretaria, que deve orientá-los”, afirmou a promotora ao G1.

De acordo com a Secretaria, laboratórios e fornecedores enviaram um comunicado informando que suspenderam a fabricação desses produtos por tempo indeterminado por falta de matérias-primas, insumos e por pendências com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A SES informa que atualmente há 41 usuários cadastrados para receber essas medicações com distribuição suspensa. Eles são prescritos para tratar pacientes com Doença de Wilson, Parkinson, Transtorno do Déficit de Atenção e bexiga neurogênica.

A falta de remédios na Farmácia Especial de Pernambuco é um problema que já vem sendo investigado pela Promotoria do Estado. Segundo Helena Capela, representantes de laboratórios e distribuidores de medicamentos estão sendo ouvidos. “Ainda faltam alguns laboratórios, estou aguardando uma lista com os nomes através da Secretaria de Saúde”, disse a promotora.

Ela explica que em agosto haverá uma reunião da Comissão Permanente da Defesa da Saúde (Copeds) em Brasília com representantes do Ministério Público de várias partes do Brasil. “Vimos que o problema dos ‘cartéis de remédio’ é algo muito mais grave, e que acontece não só no Nordeste, mas no país inteiro”, disse. Para a promotora, a ação irá organizar medidas de combate a esse tipo de prática. “Vamos discutir o problema, que é complexo, grave. Foi criado um grupo de trabalho sobre o assunto dentro da Copeds”.

A Farmácia Especial de Pernambuco informou nesta terça (30) que entrou em contato com parte dos 41 pacientes que utilizam os medicamentos suspensos e com médicos que estão prescrevendo os produtos. Segundo o órgão, alguns pacientes ainda não foram localizados por telefone, mas a Farmácia afirma que está utilizando a mídia para alertar as pessoas sobre a falta dos medicamentos.

Em nota, a empresa MSD, responsável pela fabricação do medicamento carbidopa + levodopa – de nome fantasia Cronomet, disse que a produção mundial do remédio foi afetada em virtude de mudanças ocorridas com a fonte que fabrica os princípios ativos do produto. O laboratório informa que está esperando a situação se normalizar para voltar a produzir o medicamento. Segundo a MDS, não existem genéricos ou similares do produto.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.