Multa em caso de demissão ainda é polêmica na regulamentação do trabalho doméstico

A proposta apresentada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) para regulamentar a Emenda Constitucional 72, que trata do trabalho doméstico, gerou polêmica entre os parlamentares nesta quinta-feira (23). O projeto foi apresentado na quarta-feira aos integrantes da Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação Constitucional, da qual Jucá é relator. Com as divergências, há dúvida sobre a possibilidade de votação já na próxima semana.

A principal dúvida dos parlamentares diz respeito à indenização a ser paga pelo empregador ao empregado demitido. A multa equivale a 40% do montante dos depósitos realizados na conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante a vigência do contrato de trabalho. No caso dos trabalhadores em geral, é devida apenas em caso de demissão sem justa causa, mas o projeto de Jucá acaba com essa distinção para o trabalhador doméstico.

Para Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), é preciso fazer a distinção entre um trabalhador honesto e outro que tenha, por exemplo, cometido um crime. Isso, segundo o senador, poderia colocar em risco as famílias dos empregadores. Para Pedro Taques (PDT-MT), não é normal premiar alguém que errou.

– Equiparar a dispensa por justa causa e sem justa causa me parece que é beneficiar a torpeza daquele que é demitido com justa causa. Isso não é normal no Brasil – argumentou Taques.

Além disso, Aloysio Nunes teme que outras categorias queiram obter o mesmo “privilégio” do recebimento da multa mesmo em caso de justa causa.

A justificativa de Jucá para o fim da distinção é a dificuldade de se caracterizar a justa causa no ambiente doméstico, em que não haveria testemunhas isentas. Além disso, o relator da comissão usou o argumento de que os trabalhadores poderiam ser prejudicados com a distinção, já que, para não pagar a multa, os empregadores poderiam tentar caracterizar qualquer fato como justa causa.

A garantia do pagamento da multa de 40% pelo empregador é uma exigência do governo. Em reunião com os parlamentares, no início desta semana, a presidente Dilma Rousseff disse que não aceita redução de direitos para as domésticas, em relação aos demais trabalhadores.

Outro ponto do texto que ainda pode gerar discussão é o pagamento do seguro-desemprego ao empregado doméstico. De acordo com o projeto, aqueles que forem dispensados sem justa causa vão receber um salário mínimo por mês, por no máximo três meses. No caso dos trabalhadores em geral, a lei prevê de três a cinco parcelas e o valor recebido varia de acordo com o salário. O benefício é pago pelo governo. Parte dos parlamentares questiona o estabelecimento de regras diferentes para os domésticos.

Elogios

Apesar das críticas a alguns pontos do projeto, as soluções propostas por Jucá receberam elogios dos integrantes da comissão, especialmente o tratamento dado ao contrato de trabalho. Essa parte do texto traz regras sobre horário estendido, banco de horas, trabalho em viagem e outras questões cotidianas.

Para as questões que ainda não são consenso, a ideia é que os parlamentares apresentem propostas de soluções a Jucá. O relator da comissão não descarta a possibilidade de alterações no texto.

– Estão anotadas aqui as questões que foram levantadas, mas eu gostaria de solicitar aos membros da comissão que pudessem encaminhar emendas para que a gente possa realmente melhorar o texto – pediu Jucá.

Essas contribuições devem ser incorporadas no texto até a próxima terça-feira (28) e, caso haja acordo, a votação será realizada na quarta-feira (29), em reunião marcada para as 12h. Questionado sobre a pressa na votação, o presidente da comissão disse que não haverá votação sem um “texto maduro”.

– Eu estou convocando para quarta e acho que até lá estará maduro, mas nós não vamos colher nenhuma fruta antes do tempo. Se quarta-feira chegarmos à conclusão de que não dá pra votar, não vamos encaminhar para a votação, vamos continuar o debate – garantiu o presidente da comissão, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Após a aprovação na comissão, o texto ainda deve ser votado em Plenário na Câmara e no Senado.

Fonte: Agência Senado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.