Multidão enfrenta frio e chuva para saudar o papa em Copacabana

Uma multidão estimada em cerca de 1 milhão de pessoas ignorou o frio e a chuva e lotou a praia de Copacabana nesta quinta-feira para receber o papa Francisco, no maior evento até agora da Jornada Mundial de Juventude.

“Vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva, parabéns”, disse o papa à multidão, falando de improviso, em português. “Vocês são verdadeiros guerreiros, vejo em vocês a beleza do rosto jovem de Cristo, e meu coração se enche de alegria.”

No encerramento de um dia em que recebeu as chaves da cidade, visitou a favela de Varginha e teve um encontro com compatriotas argentinos, o pontífice percorreu a orla de Copacabana no papamóvel e emocionou uma multidão de fiéis, que desde a manhã o aguardava sob chuva e vento nas areias da praia.

“O frio não atrapalha porque viemos para cá para a JMJ e essa é a nossa prioridade, e não fazer turismo”, disse a peregrina francesa Juliane Madec.

O Rio registou nesta quinta a temperatura máxima mais baixa do ano: 16,7 graus Celsius no centro da cidade, segundo o Climatempo. Desde 2004 não havia registro de uma temperatura máxima tão baixa.

Na primeira viagem internacional dese que assumiu o papado, Francisco não deixou de lembrar seu antecessor na chamada Festa de Acolhida dos Jovens. O pontífice pediu um forte aplauso e uma saudação especial do público ao papa emérito Bento 16, que tornou-se este ano o primeiro líder da Igreja a abrir mão do cargo em mais de 600 anos.

Com emoção, Francisco contou que antes de vir ao Brasil pediu a Bento que o acompanhasse em oração na viagem, e que o papa emérito prometeu rezar por ele e acompanhar a Jornada Mundial da Juventude pela televisão. Bento deveria presidir a JMJ, mas renunciou, em fevereiro, alegando que não tinha mais condições para chefiar a Igreja.

“Agradecemos a ele de todo o coração, e a ele, que nos convocou hoje aqui, enviamos uma saudação e um forte aplauso”, disse o papa, que também pediu um instante de silêncio em homenagem a uma jovem que morreu num acidente rodoviário na Guiana Francesa antes de embarcar com um grupo de peregrinos para a JMJ.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.