Mutirão reúne informações sobre de transexuais que querem mudar nome

A mudança de nome nos casos de pessoas que mudaram de sexo ainda não é garantida por lei específica no Brasil, embora para os transexuais a nova identidade seja uma das questões mais significativas. Mesmo os que não passaram pela cirurgia de mudança de sexo. O Centro Estadual de Combate à Homofobia, ligado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, realiza um mutirão para tentar dar aos transexuais o direito de mudar o nome do registro de nascimento, viabilizando a troca em outros documentos.

Transgêneros, transexuais e travestis são pessoas que nascem biologicamente com um determinado sexo, mas não se identificam com ele. Algumas fazem cirurgias ou tomam hormônios para mudar o corpo, mas mesmo quem não se submete a esses tratamentos, também pode ser considerado transexual. “Após a reunião do nome das pessoas e documentação, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, vamos provocar o Judiciário sobre a utilização do nome social das pessoas trans”, explica o coordenador estadual de Combate à Homofobia, Rhemo Guedes.

A auxiliar administrativa Christiane de Oliveira Falcão nasceu homem, mas se identifica como mulher e quer ser tratada assim. O problema é que acaba enfrentando situações constrangedoras quando precisa apresentar os documentos oficiais. “É muito ruim porque as pessoas nos olham diferente, a imagem não condiz com o que está escrito no documento civil. Queria trocar meu nome, tirar, apagar, da minha memória que um dia eu fui Ademir de Oliveira Falcão Júnior e vou assinar com meu nome. Independente do que as pessoas dizem, para mim, meu nome é Christiane de Oliveira Falcão”, conta a auxiliar.

A situação de Leonardo Tenório, presidente da Associação Brasileira de Homens Trans, é a oposta. Nascido mulher, se identifica como homem e espera que respeitem sua decisão. “É questão de dignidade, para que a gente não passe constrangimento e não tenha essa restrição de aceso a direitos. Precisamos de respeito”, defende Leonardo.

Quem quiser participar do mutirão, é preciso procurar o Centro Estadual de Combate à Homofobia, na Rua Benfica, número 133, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife. O telefone de contato é o (81) 3183.3182.

Justiça
O primeiro passo para quem quer trocar de nome, independente da situação, é procurar uma vara de família e se informar sobre o processo. “No caso específico dessas pessoas que têm transtorno de identidade de gênero, não tem lei específica ainda, mas varias decisões já admitem a mudança do nome e do sexo. Temos decisões recentes que autorizaram inclusive a alteração no registro civil em casos sem a cirurgia. Não é a lei que determina, é interpretação do juiz após ouvir o representante do Ministério Público”, explica o juiz da Vara da Família, Clicério Bezerra.

Em alguns casos, são feitas exigências como um estudo psicossocial, a fim de que seja constatado o que a pessoa alega. “Pode ser que isso leve algum tempo, mas geralmente é um processo rápido. Existe um rigor quanto à mudança no nome, para evitar que pessoas de má fé se utilizem disso”, ressalta o juiz.

Outros casos que são passíveis de mudança de nome é quando há erro de grafia, casos de proteção à testemunha – quando a pessoa corre risco de vida com o nome de batismo -, além de apelidos públicos notórios, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para aqueles que não gostam do nome, é necessário comprovação. “Necessariamente, tem que ter um motivo para a mudança do nome. Temos que averiguar se aquele nome está, de fato, trazendo um desconforto tão grande que precise realmente por outro”, destaca o juiz.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.