Novas informações reavivam hipótese de assassinato da princesa Diana

aA Scotland Yard estuda novas informações sobre a morte da princesa Diana de Gales e de seu namorado, Dodi Al-Fayed, que, segundo a imprensa britânica, revelariam que o casal pode ter sido assassinado pelas tropas de elite das Forças Armadas britânicas.

A polícia britânica anunciou ontem estar estudando “a relevância e credibilidade” das informações sobre a morte de Diana e seu namorado em um acidente de carro na capital francesa em 31 de agosto de 1997, juntamente com o motorista, Henri Paul.

“A avaliação será feita por oficiais especializados da polícia criminal”, acrescentou a Scotland Yard, sem detalhar a natureza das informações.

Segundo a imprensa britânica, as informações teriam sido transmitidas à Scotland Yard pela polícia militar real.

O “Sunday Telegraph”, que cita uma fonte militar, indica que as informações procedem dos ex-sogros de um membro das forças especiais britânicas que depôs este ano no julgamento de Danny Nightingale, soldado do Serviço Aéreo Especial (SAS) condenado por posse ilegal de armas.

O homem que teria sido a fonte das informações, conhecido como “Soldado N” no julgamento, também foi declarado culpado por posse ilegal de armas.

Segundo o jornal, os ex-sogros escreveram para o comandante do SAS explicando que o militar confessou à ex-mulher que sua unidade teria “orquestrado” a morte da princesa, e que a mesma foi “encoberta”.

A polícia, que não deu declarações sobre a natureza das informações, insistiu em que não houve uma “reabertura da investigação”, e assinalou que os dados não constam da “operação Paget”.

Este foi o nome da investigação realizada pela polícia sobre as teorias de complô envolvendo o acidente, que se multiplicaram. A conclusão foi de que todas careciam de fundamento.

As novas informações são divulgadas às vésperas do 16º aniversário do acidente, do qual o único sobrevivente foi o segurança do casal, Trevor Rees-Jones.

A investigação realizada na época pelas polícias francesa e britânica concluiu que o acidente de carro aconteceu devido ao estado de embriaguez do motorista, Henri Paul, que circulava em alta velocidade pelas ruas de Paris para escapar dos paparazzi.

Uma porta-voz da realeza indicou que os príncipes William e Harry, filhos de Diana, bem como o príncipe Charles, não desejavam comentar o assunto. O Ministério da Defesa britânico assumiu a mesma posição.

Um porta-voz de Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, disse que ele “está interessado em ver os resultados” do estudo das informações.

Durante anos, o milionário Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi e ex-dono da loja de departamentos Harrods, afirmou que a morte do casal foi resultado de um complô tramado pelo príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, e executado pelo serviço secreto britânico para evitar que Diana, mãe de um futuro rei da Inglaterra, casasse com um muçulmano.

Diana, que morreu aos 36 anos, casou-se em 1981 com o príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica. Os dois se separaram em 1992 e se divorciaram em 1996.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.