Novo remédio ajuda a tratar hemofílicos

Medicamento_dentroO pequeno João Paulo, nem de longe lembra a criança que era há um mês. As frequentes manchas roxas, decorrentes da hemofilia, deixaram de aparecer, para a alegria da mãe, Angélica Machado, 24. O menino de três anos é um dos primeiros pacientes em Pernambuco a receber a droga, fator VIII recombinante, para o controle da doença hemorrágica hereditária do tipo A. O remédio começou a ser introduzido no SUS no início de junho, como parte do acordo de transferência de tecnologia da droga entre a Hemobrás e a indústria americana Baxter. O processo de transferência, anunciado em outubro de 2012, durará dez anos, mas em cinco anos o medicamento poderá ser produzido no Brasil.

“Eu não sabia de nada, nem que isso existia”, disse Angélica sobre a surpresa com o diagnóstico da doença do filho. Antes de ser diagnosticado com hemofilia, havia suspeitas de que o menino poderia ter problemas cardíacos, até que os exames no Hemope, do Recife, indicaram a real doença. Os desafios foram não só no tratamento, Um acordo entre a Hemobrás e a indústria americana Baxter permitiu que hemofílicos possam se beneficiar do fator VIII recombinante, droga de terceira geração na prevenção da doença. O remédio começou a ser usado no SUS em junho. Sintético, deve suprir a demanda dos 10 mil cadastrados no país. Folha resume mas no preconceito com a comunidade onde vive, em Água Fria, no Agreste pernambucano. “Tive que largar o trabalho, porque quando contei na creche o que ele tinha, nãoo aceitaram”, narrou a mãe.

Já habituada aos novos cuidados com o filho, a dona de casa hoje comemora o sucesso da nova droga, que tem dado maior qualidade de vida a João Paulo. Assim como o menino, cerca de 300 pacientes são atendidos, atualmente, no Hemope Recife para o acompanhamento da doença. Os doentes dependendo do caso podem ter acesso à nova droga, que priorizará num primeiro momento crianças e adolescente até os 18 anos. “A princípio a produção só atende a 30% dos pacientes”, justificou a médica heNovo remédio ajuda a tratar hemofílicos matologista do Hemope, Ana Vanderlei, sobre o direcionamento das doses.

O diretor da Hemobrás, Luis Amorim, frisou que a nova droga gera economia para a União e maior acesso a quem precisa do medicamento. “Vamos ter uma fonte ilimitada”, destacou sobre o fator recombinante. Isso porque, hoje, o remédio feito do plasma sanguíneo é insuficiente para a demanda dos mais de 10 mil hemofílicos espalhados pelo país. Pelos cálculos do diretor, anualmente, há doação de 500 mil litros de plasma, o que garante a cobertura de apenas 10% das necessidades dos hemofílicos do país. Para atender os demais pacientes, o Governo importa o material. Dados do Ministério da Saúde, anteriores a chegada da medicação no SUS, apontavam Tratamento permite rotina normal que 97% dos tratamentos para a hemofilia realizados pelo SUS eram de plasma humano. Os 3% restantes eram pacientes que já faziam o tratamento com o fator VIII recombinante por meio de ações judiciais.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.