O mundo emergente está entrando em crise?

Mulher segura notas de rúpia da IndonésiaQuem observa as movimentações do mercado financeiro nos países emergentes neste mês de agosto pode ficar com a impressão de que o mundo voltou algumas décadas no tempo – para uma época em que Ásia e América Latina eram apenas vistos como lugares de ganhos rápidos e altos riscos.

As regiões que na última década conseguiram registrar crescimento econômico em percentuais acima do mundo desenvolvido sofreram neste mês fortes oscilações nos mercados financeiros.

As moedas da Índia, Indonésia e Tailândia desabaram na comparação com o dólar, atingindo o menor nível desde 2009. Com exceção da China, as bolsas de valores asiáticas perderam em poucas semanas quase todos os ganhos do ano.

No Brasil, as autoridades monetárias anunciaram um plano multibilionário para conter a queda do real diante dólar, que já atingiu o patamar mais baixo dos últimos cinco anos.

O “mês do desgosto” fez com que muitos economistas e publicações especializadas passassem a se debruçar sobre uma questão: o mundo emergente está rumando para uma crise? Ou ainda: com que força essa turbulência financeira vai chegar à economia real?

Descolamento ‘às avessas’

Em 2008, muitos economistas debatiam a tese do “descolamento” – a ideia de que o mundo emergente estava imune à grave crise que começava a atingir os países desenvolvidos. Com o tempo, economias como China e Brasil também desaceleraram o seu ritmo, e a tese perdeu força.

Os emergentes e a turbulência

Os EUA sequer mexeram na sua política monetária ainda, mas o mero anúncio de que isso será feito no futuro já provocou turbulências em todo o mundo emergente.

Por ora, ainda não há reflexos nos índices de crescimento econômico, mas muitos países já estão mudando juros, tarifas e regras cambiais.

Veja o que está acontecendo em cada nação:

ÍNDIA: A rúpia indiana se desvalorizou 14% nos últimos três meses em relação ao dólar – a maior parte em agosto. A Índia é um dos países mais expostos a essas flutuações, devido ao grande déficit em conta corrente (um dos itens da balança de pagamentos nacional). No último mês, as autoridades prometeram tentar reduzir esse déficit até o fim do ano e anunciaram medidas paracontrolar a saída de dólares do país.

INDONÉSIA: O país tem os mesmos problemas da Índia – cotação da moeda desabando e déficit em conta corrente. O governo aumentou tarifas de importação e relaxou as cotas de exportação de alguns minérios.

TURQUIA: A lira se desvalorizou 10% nos últimos três meses. Na semana passada, o governo turco lançou um pacote para conter a moeda,aumentando os juros e limitando as operações de câmbio. Um estudo do Deutsche Bank diz que o país é um dos mais sensíveis às oscilações, devido a seu alto endividamento externo e déficit em conta corrente.

BRASIL: O real também está entre as moedas que sofreram forte desvalorização, sobretudo em agosto. O Banco Central anunciou na semana passada um pacote de negociações diárias de dólar, para tentar diminuir a volatilidade. Exportadores podem se beneficiar com o real mais fraco, mas o dólar alto tem efeito negativo na inflação, que está perto do limite superior da meta. Com isso, os juros básicos podem subir, afetando o crescimento.

ÁFRICA DO SUL: Na contramão dos demais, a África do Sul disse que não pretende intervir no rand, a moeda nacional, que está no patamar mais baixo em quatro anos. O governo encara a movimentação como uma “correção”, já que o rand era tido como sobrevalorizado.

No entanto, a ideia voltou à discussão no último mês, mas agora com notícias de recuperação econômica na Europa e nos Estados Unidos, e turbulências nos mercados emergentes.

“Isso [o ‘descolamento’] certamente é o que os números mostram. A Europa parece estar se recuperando e os números saindo dos Estados Unidos são surpreendentemente bons”, disse Markus Jaeger, analista de risco global do Deutsche Bank Research, à BBC Brasil.

“Você tem dificuldades de achar alguma economia emergente que está com bom desempenho. Todos esses países estão com desempenho abaixo do potencial. Imagino que isso é uma espécie de ‘descolamento às avessas’, mas temos que esperar para ver o quão sustentável essas recuperações serão e o que acontecerá nos mercados emergentes. Mas certamente houve um ajuste nas expectativas.”

Tsunami recuando

Ironicamente, é justamente a recuperação nos países desenvolvidos que provoca a instabilidade no mundo emergente neste momento.

No ano passado, o Banco Central americano havia anunciado o maior programa de estímulo financeiro da sua história, prometendo mantê-lo até que o índice de desemprego do país caísse. O programa de “afrouxamento quantitativo” (QE3), como é conhecido, inundou o mundo emergente com dólares, provocando uma queda na cotação das moedas nacionais.

Na época, houve protestos entre os emergentes contra os efeitos dessa política, que afetou a moeda, os custos e a balança comercial de vários países. As autoridades brasileiras chegaram a acusar uma “guerra cambial” e um “tsunami financeiro”. Apesar dos protestos, muitas economias conseguiram se ajustar e continuar crescendo.

Agora que a economia americana parece estar se recuperando, o programa de estímulo será encerrado. A grande dúvida é sobre quando isso vai acontecer. Especula-se que o QE3 pode terminar em setembro, em dezembro ou talvez só no próximo ano.

O mero anúncio de que haverá uma mudança – sem qualquer alteração ainda na política monetária americana – já provocou toda essa turbulência recente nos países emergentes.

Os investidores estão se antecipando ao que esperam que vai acontecer. Com o fim do QE3, haverá menos dólares em oferta no mundo. Além disso, a recuperação dos Estados Unidos fará com que muitos investimentos migrem de volta para o país, descapitalizando os mercados emergentes.

Com a onda do “tsunami financeiro” recuando de volta para os Estados Unidos, o rastro deixado nos países emergentes é de moedas nacionais desvalorizadas, menos investimento externo, menos capital nas bolsas de valores, custos de importação mais altos e possível inflação.

Longo prazo

Mas nem todos veem com pessimismo esse novo momento.

Um editorial do jornal britânico Financial Times afirma que “as transformações econômicas nos países emergentes [nas últimas décadas] são profundas demais para que possam ser desfeitas por uma mera tempestade nos mercados”. O jornal destaca que os países aprenderam as lições de crises passadas, como a asiática dos anos 1990, e acumularam reservas para lidar com momentos de grande saída de capitais.

Há quem veja na crise até mesmo uma oportunidade.

Markus Jaeger, do Deutsche Bank, diz que os emergentes podem ter perdas no curto prazo com a atual volatilidade, mas ganhos no longo prazo.

“Existe um perde-e-ganha. Por um lado, as condições financeiras ficarão mais apertadas nos mercados emergentes. Mas por outro lado, isso estará acontecendo em um contexto de crescimento mais vigoroso e mais sustentável nos Estados Unidos”, explica Jaeger.

“No curto prazo, provavelmente é negativo, com toda essa insegurança em relação à moeda do Brasil e da Índia, e com todas as potenciais intervenções e um potencial aumento nas taxas de juros. No longo prazo, o crescimento econômico dos Estados Unidos deve dar uma contribuição mais forte e positiva ao crescimento nesses países.”

O analista sênior da Economist Intelligence Unit (EIU) para a América Latina, Robert Wood, concorda.

“Eu acho que o que estamos vendo, essa volatilidade não só da moeda, mas de ações e preços, nesta fase, é que há algo positivo em tudo isso”, disse Wood à BBC Brasil. “É porque a economia americana está mais forte, com previsão de crescer 1,6% este ano, ganhando momento, e podendo chegar perto de 2,5% no ano que vem.”

América Latina

“A crise de 2008 mostrou que esses países conseguem resistir até mesmo a choques enormes”

Markus Jaeger, analista do Deutsche Bank

Ele acredita que o México é o país que pode mais se beneficiar, no longo prazo, com a recuperação americana, dadas as relações próximas entre as duas economias. Mas o Brasil também pode ter um impulso.

“Muito do que acontece na América Latina depende de México e Brasil, que respondem por 60% da economia da região.”

Em tese, a desvalorização do real fortalece os exportadores brasileiros, já beneficiados com a recuperação dos Estados Unidos. Mas há riscos embutidos.

“Uma desvalorização da moeda é bem-vinda até uma certa medida pelos exportadores, mas um aumento muito brusco prejudica a inflação”, diz Wood.

“Na visão da EIU, os países emergentes estão passando por um grande teste, mas ainda há muitas oportunidades. As economias da América Latina provavelmente conseguirão superar esses desafios.”

O analista do Deutsche Bank ressalta que a instabilidade atual mostrou que o mundo de hoje é muito diferente do de dez anos atrás, e que os emergentes estão mais resistentes aos choques que vêm de fora.

“Olhando para os mercados emergentes hoje, é difícil achar uma economia que esteja vulnerável do ponto de vista sistêmico à saída de capitais. No final dos anos 1990, ou até mesmo em 2002 no Brasil, estes choques geralmente derrubavam as economias, desencadeando crises financeiras e econômicas”, diz Jaeger.

“A crise de 2008 mostrou que esses países conseguem resistir até mesmo a choques enormes. Nos últimos cinco anos, isso não mudou. Os países conseguem navegar pelos choques, deixando suas moedas se desvalorizar, e depois disso a vida segue.”

Fonte: BBC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.