Papa se deslocará em carro aberto, diz porta-voz

O papa Francisco deverá carro aberto em seus deslocamentos nesta quinta-feira (25) pelas ruas do Rio, informou em entrevista coletiva, na noite dessa quarta-feira (24), o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Segundo ele, o papa está muito bem impressionado com o entusiasmo demonstrado pelo povo, tanto em Aparecida como na visita ao Hospital de São Francisco de Assis.

“Apesar da chuva, milhares de pessoas participaram dos encontros com o papa”, disse Lombardi, que calculou em 200 mil o número de fiéis que assistiram à no santuário ou que esperaram pela passagem do papa pelas ruas de Aparecida. O porta-voz disse, em tom de brincadeira, que o cardeal d. Raymundo Damasceno Assis deve ter aproveitado o clima de entusiasmo para lembrar que em 2017 fará 300 anos que a imagem de Nossa Senhora apareceu nas águas do Rio Paraíba.

“Foi aí que o papa disse “até 2017”, comentou Lombardi. Ele prevê que Francisco, devoto de Maria, terá de fazer uma escolha ou de conciliar sua agenda, porque em 2017 se celebrará também um século das aparições de Nossa Senhora de Fátima. De qualquer maneira, observou, a promessa de voltar comprova um apreço especial do papa por Aparecida, onde passou 20 dias em 2007, durante a reunião da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Lombardi citou como exemplos de entusiasmo duas cenas registradas na saída do Seminário Bom Jesus, em Aparecida. “Um grupo de 30 a 40 freiras que vivem em clausura estavam eufóricas e, uma por uma, pediram um autógrafo de Francisco. Depois, um pelotão de policiais fez questãp de apertar as mãos do papa, o que não é usual no caso de policiais”.

A organização da Jornada Mundial da Juventude anunciou que o papa receberá os peregrinos argentinos, no começo da tarde desta quinta-feira, na Catedral Metropolitana. O templo tem capacidade para 5 mil pessoas e só elas serão admitidas, com apresentação do crachá, embora haja mais de 23 mil argentinos no Rio. O acerto foi feito com a Conferência dos Bispos da Argentina.

Não há discurso preparado para o encontro, já que ele foi combinado na última hora, mas é possível que Francisco fale algumas palavras. “Não há nada previsto sobre duração e conteúdo mas não sou capaz de imaginar o que vai acontecer entre um papa argentino e peregrinos argentinos”, alertou Lombardi.

Em resposta à informação de que o teólogo Leonardo Bpff teria dito que irá à Guaratiba e que gostaria de se encontrar com o papa, Lombardi afirmou que ele será muito bem-vindo se for ao Campus Fidei e que a manifestação do desejo de conversar com o papa será levada em consideração e examinada no tempo oportuno.

A coletiva de se iniciou com um minuto de silêncio, proposto por Lombardi, em memória das vítimas de um acidente ferroviário, que matou mais de 30 pessoas, nas proximidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Segundo o porta-voz, o papa Francisco foi informado durante sua visita ao hospital no bairro da Tijuca e lamentou a catástrofe, sobretudo por ter ocorrido na véspera da festa de São Tiago, que a Igreja comemora nesta quinta-feira.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.