‘Paraíso turístico’ no RN só tem uma sala para atendimento médico

São Miguel do Gostoso é conhecida pelas belezas naturais (Foto: Eros Sena)A unidade de saúde de São Miguel do Gostoso funciona atualmente em uma casa alugada. Só há uma sala para receber os pacientes, de forma meio improvisada, como reconhece a chefe de gabinete da prefeitura municipal, Janielle Linhares. “Carecemos de recursos próprios. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é nossa fonte para tudo e nos últimos anos tivemos diversos repasses zerados”, justifica.

A cidade, onde deve trabalhar o italiano Paolo Biadene, selecionado pelo programa Mais Médicos, dispõe de quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), formadas por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Uma das equipes está atualmente desfalcada de um médico, o que prejudica o atendimento em alguns momentos. O regime de trabalho é das 8 às 18h. Para cobrir a noite e a madrugada, o município paga R$ 1.250 por plantão, mas tem encontrado dificuldades para atrair profissionais. “Há dias em que ficamos sem médicos, geralmente nos fins de semana”, reforça Linhares.

O município aguarda a entrega de uma nova unidade mista, estruturada com R$ 100 mil em doações de uma empresa de energia eólica que se instalou na região. A perspectiva é ter a unidade funcionando ainda neste mês. O local terá 15 salas, porém a prefeitura ainda tenta conseguir equipamentos para melhorar o atendimento. Para isso, o município tem buscado doações com hospitais de São Paulo, Brasília e Natal.

Paraíso no litoral potiguar
A beleza das praias, o clima agradável e a tranquilidade da cidade fazem de São Miguel do Gostoso um pequeno paraíso localizado a 110 quilômetros de Natal. Nos últimos anos, o pequeno município de 9 mil habitantes vem se tornando um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Situada na “esquina” do continente sul-americano, a cidade tem uma das melhores praias do Brasil para a prática de esportes de vela como kitesurf e windsurf: a Ponta do Santo Cristo. São três escolas de esportes náuticos no município, a primeira delas inaugurada em 2007 pelo italiano Paolo Migliorini.

Na praia do Tourinhos, uma das mais bonitas da região, se destacam as formações rochosas de dunas petrificadas, ondas fracas e um belo pôr do sol. As praias do Maceió, Xepa e Cardeiro também reservam suas belezas naturais e são ideais para uma boa caminhada.

A cidade se desenvolveu muito nos últimos anos e atualmente tem diversas opções de pousadas. A gastronomia também não deixa a desejar, com opções de bistrôs e restaurantes que oferecem desde comidas regionais à culinária internacional.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.