Agricultores desocupam sede do Incra

Cerca de 750 agricultores familiares e trabalhadores sem-terra desocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília. A ocupação do térreo e de dois andares do edifício começou às 4h30 desta segunda-feira (19). Os funcionários que chegaram para trabalhar pela manhã foram liberados.

O ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, esteve com representantes do movimento e propôs uma reunião para receber e discutir a pauta de reivindicações, desde que o prédio fosse desocupado. A reunião está agendada para às 14h.

Segundo o coordenador nacional da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais Familiares (Conafer), Carlos Lopes, as principais reivindicações são liberação de créditos para instalação dos assentamentos, negociação das dívidas dos agricultores familiares, celeridade ao cronograma de desapropriação das áreas destinadas à reforma agrária e distribuição de terras para as famílias que vivem acampadas em diferentes regiões do país.

“Estamos com milhões de agricultores familiares sem conseguir acessar o crédito do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] porque não conseguem fazer renegociação das dívidas, que são provenientes de assistência técnica deficiente, de uma política de acesso à terra precária e de processos de seca. A reforma agrária está emperrada. É uma pauta antiga dos movimentos rurais e queremos respostas”, disse Lopes.

Francisco de Assis Loyola, de 39 anos, que faz parte do Movimento Brasileiro de Sem Terra (MBST), defendeu a regularização do Acampamento 10 de Junho, no bairro Ponte Alta, no Gama (DF), que tem 222 famílias acampadas. “Estamos acampados na [estrada] vicinal 341 há um ano e três meses e queremos que o governo regularize a situação e dê a terra a quem vai plantar. Somos agricultores familiares. Estamos lá para plantar e cuidar da terra”, disse Loyola.

Além de sem-terra do MBST, havia agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Luta pela Terra (MLT) e da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp).

Em nota, o Incra disse que representantes do movimento foram recebidos pela direção do instituto em abril, quando foi firmado o compromisso de que a pauta apresentada teria seus primeiros resultados apresentados pela autarquia neste mês de agosto. “Em continuidade a esse processo de análise das demandas, foram realizadas reuniões de trabalho nos meses de maio e junho e a reunião subsequente estava agendada para a próxima quarta-feira (21)”, disse o comunicado do Incra.

Fonte: Agência Brasil

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.