Pesquisa questiona eficácia da maconha no tratamento da esclerose múltipla

CânabisUm estudo realizado na Universidade de Plymouth, no Reino Unido, aponta que a maconha não é eficaz no tratamento da esclerose múltipla. De acordo a pesquisa publicada no periódico The Lancet Neurology, o tetrahidrocarbinol (THC), principal componente da erva, não reduz a velocidade da progressão da doença. A conclusão é mais uma evidência em um debate que divide cientistas sobre o possível uso da cannabis no tratamento da esclerose múltipla.

O levantamento da equipe britânica demorou oito anos para ser realizado, e teve a participação de cerca de 500 pessoas com esclerose múltipla, uma doença autoimune que prejudica o funcionamento dos neurônios. Por três anos, os voluntários foram divididos em dois grupos: um deles recebia cápsulas contendo THC; o outro não ingeriu a substância. Durante todo o período, os responsáveis pelo trabalho acompanharam a evolução da enfermidade em ambos os grupos.

Ao final, não foram encontradas evidências de que as cápsulas com THC tivessem exercido qualquer impacto na progressão do distúrbio. Segundo eles, algum benefício pode, de fato, ter ocorrido em um pequeno grupo de indivíduos. Mas são necessárias análises mais profundas para entender as reais razões para que isso tenha acontecido.

“Os tratamentos para esclerose múltipla são limitados, focando no sistema imunológico no estado inicial da doença ou focando em aliviar sintomas específicos, como os espasmos musculares, a fadiga ou problemas na vesícula. No momento, não existe um tratamento disponível para reduzir a velocidade da evolução da esclerose múltipla depois que ela se torna progressiva”, diz John Zajicek, integrante da equipe que realizou o estudo.

“Alguns experimentos de laboratório sugeriram que certos derivados de cannabis podem ser neuroprotetores, mas, no geral, nossa pesquisa não tem mostrado resultados favoráveis a esses experimentos.”

Esse não é o primeiro artigo publicado em uma importante revista científica questionando o uso da maconha para a esclerose múltipla. No final de 2012, um estudo publicado no britânicoDrug And Therapeutics Bulletin, do grupo British Medical Journal (BMJ), já havia colocado em xeque a eficácia da substância.

Fonte: Veja

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.