Piolho: volta às aulas exige cuidado com os cabelos das crianças

1080100_10201340641333630_1382336902_n

A poucos dias do fim das férias escolares, Alessandra Oliveira já repassou com sua Alexia, 9 anos, os principais alertas para quando a menina chegar no colégio: não soltar o cabelo em sala de aula e evitar brincadeiras muito ‘agarrada’ com as coleguinhas. É dessa forma que a recepcionista ensina a filha a se poupar de um incômodo tão frequente entre as crianças: o piolho. “Alexia pegou duas vezes, em colégios diferentes. Ela morria de vergonha porque tem cabelo preto e as lêndeas logo apareciam. Uma vez uma amiga viu um bichinho andando na cabeça dela e foi péssimo”, conta Alessandra.

O piolho é um inseto que se alimenta do sangue humano e é justamente o ato ‘vampiresco’ do animal que promove a coceira. Sua aparição nada tem a ver com classe social, com cabelos pouco lavados ou com estação do ano – no frio ou no calor eles proliferam. “Dizer que o cabelo sujo é propício para o piolho é um erro. Basta uma cabeça encostar em outra (limpa ou suja) para que ele, caminhando, se locomova”, explica a dermatologista Ana Cristina França, derrubando o mito que o piolho ‘pula’ ou ‘voa’ até chegar ao novo endereço.

Conheça seis grandes mitos sobre o piolho:

Com a alta frequência da pediculose (nome da infestação causada pelo Pediculus humanus), muitos pais apostam em receitas caseiras ou repetem a dose do medicamento utilizado na última aparição do piolho. Um equívoco, salienta Ana Cristina. “A coceira agride o couro cabeludo e pode desencadear um processo infeccioso. O dermatologista precisa avaliar cada caso, levando em consideração faixa etária, acometimento e se há infecção, para receitar o uso de medicação.” Em algumas situações, o antibiótico pode ser necessário para o tratamento.

O piolho chega a viver 40 dias e, durante a vida adulta, a fêmea coloca entre 50 e 250 ovos, as chamadas lêndeas. Como elas “colam” nos fios de cabelo, a dica da dermatologista é misturar uma colher de sopa de vinagre em meio copo de água morna. O pente fino – principal aliado no combate – vai facilitar a remoção das lêndeas, mas não dispensa o uso de remédios prescritos pelo médico. A dobradinha “pentear e catar” é indispensável.

O cabelo cacheado da pequena Ana Sophia, 5 anos, escondeu o inseto por alguns dias. A assistente social Ana Gabriela Figueiroa só percebeu que havia uma infestação na cabeça da filha porque ela coçava muito a nuca. Lembrou-se do “método” aplicado pela própria mãe quando era criança e, rapidamente, entrou em contato com uma profissional de saúde. “Minha mãe passava álcool na minha cabeça e dos meus irmãos. Agora com Ana Sophia, preferi consultar um médico e tratar da forma correta”, contou Ana Gabriela.

Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Pernambuco alerta: o uso de álcool, inseticida e querosene são totalmente contra-indicados no combate à pediculose. “Automedicação com substâncias tóxicas jamais devem ser utilizadas. Podem ser inaladas, causar intoxicação e desencadear doenças no futuro.”

piolho


SALA DE AULA –
 A prevenção é a forma que Eliane Correia, diretora do Colégio Dimensão, em Olinda, encontrou para minimizar a ocorrência de piolho entre seus alunos. Há cinco anos, duas vezes por semestre, um comunicado informativo, lúdico, é enviado aos pais explicando o que é o piolho, os cuidados que devem tomar e o que fazer caso ele apareça – o maior índice ocorre nos estudantes do pré-escolar, que têm entre 2 e 6 anos.

“Como as crianças vivem juntas, brincam muito próximas uma da outra, a infestação é rápida. Quando ocorrem novos casos, mandamos outro lembrete para todos da turma, para não constranger a mãe nem o aluno. E conversamos diretamente com as crianças, desde muito pequenas, sobre o bichinho, sobre os cuidados na higiene. Esta também é a função da escola”, contextualiza a pedagoga.

Não é apenas a garotada que sofre com o inseto. Há 12 anos, às vésperas de seu casamento, a arquiteta Danielle Toscano foi entregar o convite na casa de uma amiga e lá uma garotinha estava infestada de piolho. “Tentei contornar a situação em casa, não deu resultado. Meu cabelo estava comprido para a festa e o pente fino mal passava, quebrava quando eu usava. Achei que teria que cortar o cabelo. Fiquei desesperada e só indo ao dermatologista consegui resolver”, relata.

Algum tempo depois, quando o filho Eduardo tinha 5 anos e apareceu em casa se coçando, ela e o então caçula Rafael, de apenas 2 anos, também pegaram piolho. “Os adultos têm hábitos de higiene mais firmes e não ficam com a cabeça tão próxima de outra como as crianças. É mais raro de acontecer, mas estão sujeitos a pegar piolho”, esclarece a dermatologista Ana Cristina França.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.