Polícia da Câmara identifica fraude na votação dos vetos à Lei dos Royalties

Deputados e senadores durante a sessão que derrubou os vetos à Lei dos Royalties e começou a votar o Orçamento, na última quinta (7) (Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados)Inquérito da Polícia Legislativa da Câmara apontou fraude na votação realizada em 6 de março pelo Congresso dos vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que estipula a distribuição dos royalties do petróleo entre estados produtores e não-produtores.

De acordo com o resultado da investigação, divulgado pelo site Congresso em Foco, a assinatura do deputado Zoinho (PR-RJ) na lista de votantes teria sido fraudada.

A Polícia Legislativa abriu investigação em maio, após pedido do líder do PR na Câmara, deputado Anthony Garotinho (RJ), que suspeitou que alguém tinha votado no lugar do deputado Zoinho, que não estava presente à sessão. Ele chegou a pedir à Mesa Diretora a anulação da votação.

Além de constatar que a assinatura não corresponde à de Zoinho, os policiais da Câmara levaram em conta na investigação um cartão de embarque apresentado pelo deputado indicando que ele estava viajando na hora da votação.

A assessoria da Câmara informou que não identificou o autor da fraude e que o resultado das investigações foi enviado para o Ministério Público Federal.

Ainda de acordo com a Câmara, cabe ao Senado decidir qual atitude tomar em relação à sessão em que se apontou a fraude, já que era uma sessão conjunta do Congresso.

O deputado Anthony Garotinho divulgou nesta sexta nota sobre o resultado do inquérito e disse que “não tinha dúvida que era falsa” a assinatura de Zoinho na relação de votantes. Para Garotinho, se for examinada a assinatura dos 513 deputados e 81 senadores “vai aparecer o autor da fraude”.

“Sempre tive a convicção de que aquela votação havia sido fraudada. Até deputados de estados não produtores estavam reclamando da desorganização do plenário no dia da votação. Quando peguei a lista de votantes vi que havia sido registrada a presença do deputado Zoinho (PR-RJ). Só que o deputado viajou antes da votação e me comunicou que não votaria. Ou seja, não era possível que Zoinho tivesse votado antes de iniciado o processo”, afirmou o deputado.

Garotinho disse que identificou a fraude ao comparar a assinatura original de Zoinho com a que constava na lista de votações.

“Quando fiz a representação ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), anexei a assinatura do Zoinho original e a que foi fraudada no lugar dele. Não tinha dúvida de que era falsa. Se a polícia realmente deseja levar o caso adiante é muito simples: comece examinando a assinatura dos 513 deputados e 81 senadores que vai aparecer o autor da fraude”, disse Garotinho.

Os vetos
Nos vetos, a presidente Dilma Rousseff mantinha a previsão de receita para estados produtores de petróleo, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, ao impedir a aplicação imediata de uma fórmula mais igualitária de distribuição para contratos em vigor. No entanto, os parlamentares dos estados não produtores derrubaram os vetos da presidente.

Foram analisados 142 dispositivos vetados, com votação de cada parlamentar sobre cada um deles. Todos foram rejeitados.

De acordo com a Secretaria Geral do Congresso, o veto com a menor rejeição na Câmara teve 349 votos e aquele com a maior rejeição, 354 votos. No Senado, foram 54 votos pela rejeição, sete pela manutenção dos vetos, um voto nulo e um abstenção. Na soma das votações de Câmara e Senado, o veto com menor rejeição obteve 403 votos entre os parlamantares. Para derrubar qualquer veto, eram necessários ao menos 298 votos (257 na Câmara e 41 no Senado).

Ofício de março do deputado Zoinho ao líder da bancada do PR, deputado Anthony Garotinho, informando sobre a ausência na sessão de votação dos vetos à Lei dos Royalties (Foto: Reprodução / TV Globo)
Ofício de março do deputado Zoinho ao líder da bancada do PR, deputado Anthony Garotinho, informando sobre a ausência na sessão de votação dos vetos à Lei dos Royalties (Foto: Reprodução / TV Globo)
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.