Presidente do TCE-PE visita Inspetoria Regional de Salgueiro e concede entrevista coletiva

A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Teresa Duere, está visitando nesta quinta-feira (15) a Inspetoria Regional de Salgueiro, onde cumpre agenda administrativa. Ela aproveitou a oportunidade e concedeu entrevista coletiva para alguns órgãos de imprensa do município. Em conversa com o Blog Alvinho Patriota, rádio Vida FM e Salgueiro FM, Teresa comentou sobre o trabalho desenvolvido pelo TCE-PE para garantir a correta utilização dos recursos públicos no Estado.

“Nós lembramos aos nossos técnicos aqui da inspetoria o quanto é importante o trabalho do TCE-PE. Vou dá um exemplo a vocês, que demonstra isso muito bem. O nosso orçamento anual, do Tribunal de Contas, nós recebemos por ano R$ 268 milhões para pagar tudo. Só de três instrumentos que nós usamos – medida cautelar, auditoria concomitante e multas – até julho evitamos o desperdício de R$ 589 milhões. Ou seja, duas vezes o orçamento anual do tribunal, só com três instrumentos”, destacou.

Duere falou sobre a existência de várias obras inacabadas na região, de projetos malfeitos e de aditivos em obras que ultrapassam o limite permitido, enfatizando que o TCE-PE mantém parcerias com órgãos como Ministério Público e Polícia Federal para enquadrar prefeitos, nesses casos, por ato de improbidade administrativa. “Por um motivo muito simples: Nós não podemos mais, como órgãos fiscalizadores, fechar os olhos para essas coisas”, disse.

A presidente do TCE também comentou sobre a questão da previdência social, citando que a grande maioria dos municípios pernambucanos instalou fundos próprios de previdência, mas estão quebrados. “Eu digo a vocês, 143 municípios saíram do INSS e criaram fundo próprio de previdência. Vocês sabem quantos estão superavitários? Ou seja, com funcionamento pleno. Funcionando? Apenas três por cento. O resto está quebrado”, informou, emendando que muitas vezes os prefeitos tiram recursos do fundo de previdência para outras áreas, como realização de festas, e que esses governos serão considerados irregulares.

Respondendo pergunta do Blog Alvinho Patriota sobre votação de contas de prefeitos pelas câmaras de vereadores, muitas vezes de forma política, sem respaldo no parecer técnico do TCE, Teresa afirmou que luta pelo fim do voto político nas câmaras. Ela citou que existem municípios em Pernambuco que não votam contas de gestores há 17 anos. “A constituição diz que quem vota as contas do prefeito é a câmara de vereadores, mas diz também que esse voto deve ser motivado e explicado. Então quando assumi a presidência eu pedi um levantamento e verifiquei que tem câmara que não vota contas de prefeito há 17 anos”, lamentou, explicando o que acontece com o fim do voto político em Pernambuco.

“O presidente da câmara recebe 60 dias para colocar as contas em votação e se não colocar em votação ele será cobrado, e nós vamos procurar a imprensa de cada região até o mês de outubro pra falar sobre as contas de cada prefeito por região. Nós estamos dando a oportunidade agora, de tudo se regularizar e votar, mas se isso não acontecer nós vamos divulgar para o povo ficar sabendo, porque a lei de transparência é para o poder público ser transparente, não é pra fazer brincadeira de transparência”, finalizou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.