Procuradoria do Egito ordena prisão do líder da Irmandade Muçulmana

A Procuradoria-Geral do Egito voltou a ordenar nesta quarta-feira a prisão do líder religioso da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie. Desta vez, ele é acusado de incitar à violência durante o protesto em frente à Guarda Republicana, na última segunda (8).

As manifestações foram convocadas após um discurso de Badie, na última sexta (5), em que pediu mais pressão dos islamitas contra a deposição do presidente deposto Mohamed Mursi. Os protestos acabaram em confronto com os militares, que deixou 55 mortos e mais de 300 feridos.

Este é o segundo mandado de prisão contra o líder religioso. O primeiro foi feito na quinta (4), quando ele foi acusado de incitar a morte de oito manifestantes liberais durante a invasão à sede da Irmandade Muçulmana, no Cairo, em 30 de junho.

Além dos dois, outros altos integrantes da Irmandade também tiveram prisão decretada, incluindo o vice de Badie, Mahmoud Ezzat, e os outros líderes do partido Essam El-Erian e Mohamed El-Beltagi, que também comandam o braço político do movimento, o Partido Liberdade e Justiça.

Na semana passada, cerca de 250 membros da entidade receberam ordem de prisão por envolvimento nas mortes na invasão da sede da Irmandade. Já o presidente Mohamed Mursi foi proibido de sair do país após ser acusado de “insultar o Poder Judiciário”, após acusar os juízes de apoiarem a ditadura de Hosni Mubarak.

Mohamed Badie chegou a ter a prisão anunciada na última quinta (4), mas reapareceu em discurso na sexta (5), durante um protesto em frente à mesquita de Rabia al Adawiya. Milhares de seguidores da Irmandade têm mantido uma vigília perto do templo, pedindo a volta de Mursi, deposto pelo Exército há uma semana.

Nesta quarta, o porta-voz da Irmandade Muçulmana, Gehad el-Haddad, disse que os líderes do movimento ainda não foram presos. Para ele, os mandados são uma tentativa das autoridades interinas de diminuir a vigília convocada pela entidade. Ele disse que alguns dos procurados pela Justiça estão no local da vigília.

MURSI

Mais cedo, o porta-voz da Chancelaria egípcia, Badr Abdelaty, disse que o presidente deposto Mohamed Mursi está em um “local seguro para seu próprio bem e é tratado com dignidade”. Ele afirmou que o mandatário retirado pelo Exército não é alvo de nenhum processo judicial.

Na última quinta (4), no entanto, ele foi proibido de sair do país após ser acusado pela Promotoria de “insulto ao Poder Judiciário”. A acusação foi baseada em um discurso de 26 de junho, em que Mursi chama os juízes de resquício do regime de Hosni Mubarak e os acusa de terem a intenção de destruir a democracia no Egito.

Além do pronunciamento, o mandatário acusou vários juízes de participarem de fraudes eleitorais durante a ditadura. A Irmandade Muçulmana afirma que ele está preso na sede da Guarda Republicana, no Cairo, mas os militares não confirmaram o local de prisão.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.