Projeto social idealizado pela Vara da Infância e Juventude de Petrolina está entre os quatro de PE selecionados pelo Innovare

Marcos-BacellarUm projeto idealizado pela Vara da Infância e Juventude de Petrolina está entre os quatro selecionados em Pernambuco para disputar o Prêmio Innovare, que este ano chega à sua 10ª edição.

Criado pelo Instituto Innovare, o prêmio tem o objetivo de identificar, divulgar e dar o merecido reconhecimento a práticas inovadoras promovidas pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria que colaborem para modernizar a justiça brasileira. Só no ano passado mais de 500 projetos, em todo o País, concorreram.

Batizado de ‘Regaste: Justiça com Cidadania e Segurança’, o projeto nasceu em janeiro deste ano e é coordenado pela Vara da Infância de Petrolina. Resulta da formatação do ‘Justiça e Cidadania nos Bairros’ (lançado em 2009) e ‘Escola Legal’ (no final de 2010) – este último em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e governo do estado.

À frente da iniciativa, o juiz Marcos Bacelar (foto) explica que os dois serviram de “esboço” para o atual projeto, principalmente o ‘Justiça e Cidadania’, considerado por ele “menos audacioso”. “Íamos para as ruas e bairros, tentando melhorar os diagnósticos negativos referentes à infância e juventude. Vivendo essa realidade, nós nos aprimoramos”, argumentou.

Linhas de atuação

Três equipes distintas, com integrantes voluntários, fazem parte do ‘Resgate’: uma fica nas escolas, onde atua na questão preventiva, que inclui também evasão escolar, indisciplina e combate ao bullying; outra vai às ruas para reprimirem autos infracionais e retirarem menores de vários pontos da cidade, como semáforos; a terceira equipe voltará a fiscalizar as lan houses, atualmente um dos locais mais frequentados por crianças e jovens, que passam horas distraídos com jogos virtuais. A ideia é obrigar os donos a somente permitir a entrada dos menores nessas casas acompanhados de um adulto responsável, já que nas lan houses o aliciamento a essa faixa de público tem sido comum.

Em relação às escolas, o titular da Vara da Infância e Juventude estabeleceu uma parceria com os gestores, a fim de identificar os pontos negativos em cada escola – das redes municipal e estadual. Por meio de questionários, os gestores responderam sobre itens estruturais dos estabelecimentos de ensino. Também se comprometeram a enviar relatórios mensais sobre as ocorrências negativas.

Além disso, Bacelar reuniu os gestores para sugerir a implantação de um regimento interno nas escolas, impondo regras a serem obedecidas pelos alunos com o conhecimento dos país. Os resultados começam a aparecer. Na Agrovila Massangano, o professor Antonio (gestor da escola da comunidade) foi pressionado pelos estudantes a permitir que os deixassem entrar sem farda e utilizar aparelhos celulares nas aulas. Ele acionou a equipe da Vara da Infância, que foi à escola resolver a pendência.

Em toda escola onde o gestor é firme, já podemos sentir os efeitos”, avalia Bacelar, acrescentando que o monitoramento dessas ocorrências é que definirá a eficácia do ‘Resgate’. “Já temos uma pasta de 160 escolas, aproximadamente”, completa.

Renovação

O projeto conta com as parcerias das Polícias Militar e Civil, além dos Conselhos Tutelar de Direito, da GRE, das Secretarias de Educação e Ação Social do município e estado, do MPPE e da Defensoria Pública. Segundo Bacelar, para não ficar de fora do projeto cada órgão ou entidade só pode ter duas ausências quando convocados. Mas, até agora, a participação de todos é completa. “Cada um sabe do seu papel e, fazendo sua parte, todos lucram com esse trabalho”, argumenta.

O sucesso do resgate reflete também na procura de voluntários. O juiz informa que deve fazer uma renovação daqueles que já cumpriram os dois anos de voluntariado, conforme determina o TJPE. Dez pessoas farão parte da equipe do MPPE, mas a lista já tem em torno de 60 interessados. “Esse é só o ponto negativo. Como o TJPE não quer vínculos, quem já estava com a gente tem de sair após esses dois anos, e precisamos ensinar tudo novamente àqueles que chegam”, finalizou.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.