Protesto no Centro termina com 16 detidos

aTerminou com nove adultos detidos e sete adolescentes apreendidos o 9º Ato pelo  Passe Livre e Contra a Repressão Policial de Eduardo Campos, nesta  quarta-feira (18). O grupo foi ouvido na Gerência de Polícia da Criança e do  Adolescente (GPCA) nesta noite.

Com eles, foram  encontrados escudos de madeira, luvas, cabos de vassoura, pedaços de  pau, bandeiras do Brasil, tocas ninja, máscaras, uma faixa da Unidade  Vermelha e um estilete

Os depoimentos foram  colhidos pelo delegado Joselito Kehrle, diretor de Polícia  Especializada, que vai individualizar as condutas com base no depoimento  de testemunhas, provas e imagens da manifestação. Os detidos deverão  responder por dano ao patrimônio público, corrupção de menores e  resistência à prisão.

Um dos manifestantes presos, Bruno Torres Mendes Soares, 19, estudante de História na UFPE, integra a Unidade Vermelha e se defendeu dizendo que o grupo não participa de depredações. “Se alguma câmera filmou vai ver que eu não rinha nem como depredar nada, porque estava segurando uma faixa”.

Como havia prometido a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS), os manifestantes puderam usar máscaras, como havia recomendado o Ministério Público de Pernambuco à SDS. As bolsas, no entanto, foram revistadas no início do protesto, mas nenhum material suspeito foi encontrado. Apesar do MPPE também ter recomendado a identificação de todos os policiais, alguns ainda circulavam sem os nomes no colete à prova de bala.

Segundo o chefe do Estado Maior, coronel Paulo Cabral, os coletes são de uso coletivo, mas outros, com velcro, estão sendo providenciados para viabilizar a identificação. A explicação de Cabral foi dada em meio ao bloqueio imposto pela PM na altura do Tribunal Regional do Trabalho, impedindo que o grupo seguisse ao destino inicial, que era a Prefeitura do Recife. A ideia era abrir um diálogo junto a representantes do governo municipal.

Spray
Apesar das balas de borracha serem economizadas, os PMs não dispensaram o uso do spray de pimenta ao final da manifestação, na Rua Manuel Borba, Boa Vista, para conter manifestantes que estariam envolvidos na depredação da fachada do posto do VEM, e para afastar curiosos ou o pessoal do mídia ninja. Esse foi o momento de maior tensão, quando houve correria de manifestantes e policiais entre os carros engarrafados.

No percurso, Black Blocs também picharam o símbolo do anarquismo na bandeira do Brasil e em uma parada de ônibus, na Avenida Martin Luther King, Bairro do Recife.
Um coletivo e paredes foram pintadas com os dizeres “passe livre”, principal reivindicação dos estudantes, junto com a instalação de uma CPI do transporte público. Em duas ocasiões, eles montaram barricadas tocando fogo em sacos de lixo no cruzamento da Rua Princesa Isabel com a Rua do Hospício e na Rua da Soledade com a Avenida Conde da Boa Vista.

A PM calcula que havia cerca de 200 manifestantes no ápice da caminhada, que percorreu desde o Parque 13 de Maio até a Rua da Soledade, passando pelas principais ruas do centro do Recife, como a Conde da Boa Vista, a Guararapes e Dantas Barreto. No percurso, alguns comerciantes fecharam as portas com medo de depredação. Enquanto isso, os estudantes também faziam bloqueios humanos deitando nas vias. Em um desses momentos, enquanto a PM fazia uma barreira ao longo da Conde da Boa Vista, manifestantes, em sinal de confronto, ficaram de frente para a tropa.

O número de participantes desta vez foi menor que os demais protestos. Em contrapartida o esquema de segurança foi reforçado. Além dos 500 PMs, havia 70 guardas municipais e 25 agentes de trânsito.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.