Protestos tumultuam inauguração de estações de metrô com Dilma

No fim da manhã desta quinta-feira (18), manifestantes de diferentes grupos se reuniram em frente à estação de metrô José de Alencar, na Avenida Tristão Gonçalves, no Centro de Fortaleza. No momento dos protestos, a presidente Dilma inaugurava a estação ao lado do governador Cid Gomes e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Cerca de 500 pessoas participaram da manifestação de forma pacífica, que terminou sem tumultos.

Entre os manifestantes estavam as categorias de médicos, bombeiros, policiais militares, policiais ferroviários federais, evangélicos, fuzileiros navais e índigenas. A Tropa de Choque foi chamada ao local para bloquear a entrada depois que um grupo tentou derrubar as grades de proteção para o evento fechado para convidados.

Uma comissão de indígenas teve autorização para entrar na estação onde ocorreu a solenidade de inauguração. Na avaliação de Dourado Tapeba, líder indígena que fez parte da comissão, o encontro foi “positivo”. “Fomos recebidos pela secretária de Desenvolvimento Social, ela prometeu aumentar os recursos e facilitar o nosso acesso à água. Também prometeu avaliar o nosso pedido de regularização fundiária”, diz.

A presidente Dilma Rousseff participou da inauguração de duas estações da linha Sul do Metrô de Fortaleza. O metrô funciona em fase de teste e deve funcionar em fase comercial em janeiro de 2014, integrado ao Bilhete Único.

A presidente também deu ordem de serviço para a construção do Canal da Integração doCeará, que deve levar água às cidades que mais sofrem com a seca no estado. O investimento total da obra é de R$ 1,5 bilhão.

A inauguração das estações de metrô terminou depois das 12h30. Alguns políticos que participavam do evento, como o senador Inácio Arruda e o deputado federal Chico Lopes, ambos do PC do B, foram vaiados pelo manifestantes quando saiam da cerimônia.

Ao término do evento, os manifestantes barraram a saída de políticos e autoridades que estavam no interior da estação. Eles tiveram de deixar a estação por saídas alternativas.

Parte dos médicos que caminharam pelo Centro de Fortaleza nesta quinta-feira em protesto contra o programa Mais Médicos e vetos à Lei do Ato Médico se dirigiram à área da estação do Metrô onde a presidente Dilma estava. Bombeiros e policiais militares do estado protestavam contra o governo do estado, com a demissão de servidores da corporação que estiveram em reunião durante movimento grevista de janeiro de 2012.

O grupo de evangélicos pediam leis que dificultem a prática de aborto. “Fazemos um protesto a favor da vida”, dizia um dos integrantes do grupo que exibe uma faixa com o dizer “Vida”. Fuzileiros navais também participaram dos protestos nesta manhã, acorrentados.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.