Próxima reunião do Mercosul negociará reingresso do Paraguai

A próxima reunião do Mercosul, que se realiza na sexta-feira (12), no Uruguai, será marcada por discussões sobre o reingresso do Paraguai, suspenso desde junho de 2012, e sobre as negociações com a União Europeia.

Afastado das decisões do grupo desde o afastamento do então presidente Fernando Lugo, o Paraguai deverá ser readmitido na organização apenas em agosto, quando o novo líder, Horácio Cartes, tomará posse.

A reintegração paraguaia, no entanto, ainda é um tema delicado, tendo em vista que durante o seu afastamento os demais membros aprovaram a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, medida à qual o Paraguai se opunha.

“O Paraguai sente-se muito desconfortável com a entrada da Venezuela e não está disposto a aceitar simplesmente o que aconteceu, haverá alguma negociação e já se sabe que vão exigir a presidência pro-tempore do bloco”, avançou à agência de notícias Lusa o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) especialista em temas do Mercosul, Paulo Ferracioli.

A previsão oficial é de que a Venezuela receba a presidência rotativa, atualmente exercida pelo Uruguai, tendo em vista que a transferência ocorrerá nesta reunião quando o Paraguai ainda estará suspenso.

Para o analista, o caso da recusa de alguns países europeus, incluindo Portugal, de autorizar uma escala ou o sobrevoo do avião do presidente boliviano, Evo Morales, também deverá ressurgir durante o encontro, com os líderes latino-americanos a exigir desculpas por parte da União Europeia para que as negociações entre os dois blocos prossigam.

“Surgiu um problema novo que é a questão do avião do Morales, porque se explicitou um tratamento muito desrespeitoso da União Europeia em relação à América do Sul, o que é algo absolutamente inaceitável”, considerou o analista.

Na semana passada, a aeronave de Evo Morales foi impedida de sobrevoar o espaço aéreo de Espanha, Portugal, França e Itália, sob a suspeita de estar transportando o ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana Edward Snowden.

O segundo ponto novo nas negociações entre UE e Mercosul surgiu na terça-feira, com a declaração do comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, que afirmou que não cabe à UE decidir como o Mercosul irá apresentar a sua lista de produtos, no âmbito do acordo de comércio.

A declaração, na prática, indica que a União Europeia estará disposta a negociar as listas de ofertas com cada país, separadamente, ou mesmo iniciar uma negociação individual com o Brasil o que, no entanto, nunca foi visto como uma alternativa por parte do governo brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.