Veja por que a maior bandeira do mundo demorou sete anos para ficar pronta

Como costumamos avaliar nossa qualidade de vida? Ela pode ser medida pelas nossas atividades de lazer, pela saúde, pelos serviços oferecidos no município, incluindo moradia, segurança, educação, transporte, e também pelo nível educacional, além, é claro de nossas conquistas e sorriso no rosto.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Data Popular revelou um dado interessante e muito curioso em relação à mobilidade social. Cerca de 65% dos moradores das favelas brasileiras podem ser classificados como classe média. Isso é bom, mas é longe do ótimo.

Outros resultados da pesquisa também chamam atenção. Em 2002, aproximadamente 25% dos entrevistados tinha máquina de lavar. Hoje, esse percentual chegou a 52%. A classe baixa média, no mesmo período, foi de 37% para 65%. Mas será que isso reflete uma verdadeira melhoria nos padrões para a qualidade de vida? Ou apenas aumentou o número de pessoas com poder de consumir carnês e portanto de endividamento?

Esse grande contingente considerado nova classe média contabilizou um consumo de R$ 56 bilhões, mas ainda continua dependente da ajuda do Estado, sendo vítima da continuidade das mesmas mazelas sociais há décadas. A pesquisa mostra que essa nova classe média, assim classificada pois aumentou o consumo de bens duráveis, como máquina de lavar, microcomputador e telefone móvel, mas ainda continua com dificuldade de acesso a serviços básicos, como o de saneamento, por exemplo.

Ainda me questiono como podemos nos inserir em uma nova classe, se não desfrutamos de condições básicas, como por exemplo, registro oficial do nosso imóvel, rede de coleta de esgoto e ainda continuamos dependentes do sistema público de saúde?

Ou seja, a metodologia é suave e nos leva a uma avaliação de que nosso sistema econômico ainda tem um longo caminho a percorrer, pois medimos nosso “status” pelo consumo e pelo imediatismo e nos esquecemos de nos planejarmos e de reservar um fundo para eventuais emergências. E como não há como saber quando teremos um imprevisto, nossa qualidade de vida fica ameaçada.

Para que de fato esse padrão seja alcançado, é muito importante termos, além do conhecimento dos direitos que cada um possui, orientação para que nossa qualidade de vida seja permanente e não suscetível em momentos de crise.

Como educador financeiro costumo dizer que se não tivermos informações confiáveis, orientação adequada e não tivermos um sonho bem definido, estaremos destinados ao insucesso. “Não existem bons ventos para quem não sabe aonde vai” é o ditado.

Preferencialmente, a mudança no padrão de vida deve ser algo que nos afete de forma positiva pelo resto de nossa vida. Dessa forma coloco um questionamento para reflexão. Estamos dispostos a transformar nosso futuro e deixar um legado que contribua para a sociedade ou apenas nos basta um conforto passageiro?
Nos cabe a escolha.

Fonte: Exame.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.