Representantes do Governo de Pernambuco recebem manifestantes na Alepe

433b2757163425dacf4ed5ab298b5c44.jpg

Depois de quase três horas de caminhada, os manifestantes que marcharam na tarde desta quinta-feira (11) por importantes vias do Centro do Recife chegaram ao destino final da passeata, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e foram recebidos por uma comissão de representantes do Governo do Estado. O secretário de articulação social, Aluísio Lessa, e o secretário estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar, convocaram sete representantes das centrais sindicais para uma reunião dentro da Alepe. O líder do Movimento Sem Terra (MST) em Pernambuco, Jaime Amorim, também participa do encontro.

Os trabalhadores chegaram por volta das 17h20 na Alepe para entregar a pauta de reivindicações das centrais sindicais. O encontro estava marcado para às 17h, depois de ser adiado por causa das fortes chuvas que atrasaram a chegada de muitos manifestantes na concentração. Os representantes do Governo chegaram com meia hora de atraso, o que causou apreensão entre os manifestantes. Muitos temiam que não seriam recebidos pela comissão, já que a Alepe estava fechada. Entre os convocados para participar da reunião estavam um representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Gustavo Walfrido, o presidente da CUT-PE (Central Única de Trabalhadores – Pernambuco), Carlos Veras, e o presidente da Força Sindical, Aldo Amaral. O líder da oposição na Alepe, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), também está presente.

REUNIAAAAAAO2_470
Grupo chega à Rua da Aurora, próximo à sede da Alepe

Com faixas, cartazes, bandeiras e trios elétricos, aproximadamente mil pessoas, segundo a SDS, reivindicaram principalmente por mais valorização das diversas categorias. A passeata também pretendia seguir com trios elétricos, mas segundo a organização da Força Sindical, o maior veículo foi proibido de circular na Conde da Boa Vista por causa de uma determinação municipal. Cerca de três trios elétricos menores foram autorizados a passar. Não houve registro de engarrafamento nas imediações da passeata das centrais sindicais.

SEGURANÇA – O secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, afirmou que o Governo trabalha desde o começo desta quinta, quando as mobilizações tiveram início em Pernambuco, com um planejamento operacional padrão. Cerca de 1300 policiais militares foram convocados para trabalhar nos protestos em Suape e na passeata das centrais sindicais na capital pernambucana.

Para a caminhada com destino à Alepe, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou, em média, mil policiais. Cerca de 400 agentes acompanham a manifestação pelas ruas. O restante está espalhado em pontos estratégicos da cidade.

Até o momento, a SDS classifica a passeata como totalmente pacífica. Nenhuma ocorrência grave foi registrada, assim como nenhum ato de vandalismo foi identificado. O órgão reitera que, assim como após as últimas manifestações, a população pode ajudar o Governo a identificar pessoas que causem confusão ou depredem o patrimônio público. A denúncia deve ser enviada para o email: [email protected].

TENSÃO – No ínicio da caminhada do Dia Nacional de Luta na capital pernambucana, a organização das centrais sindicais chegou a pedir para representantes do Movimento Passe Livre (MPL), também presentes no protesto, que retirassem as máscaras. A Polícia Militar também interviu na conversa. Os jovens se negaram a retirar as máscaras, alegando que a vestimenta era uma característica do grupo.

Alguns jovens do MPL afirmaram à reportagem do NE10 que os membros das centrais sindicais fizeram uma espécie de cordão de isolamento para afastá-los do percurso. Apesar do clima de tensão, a polícia não registrou nenhuma confusão entre os grupos.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.