Seca afeta pequenos e grandes negócios no interior de Pernambuco

No interior de Pernambuco, os criadores de animais estão se virando como podem para manter o rebanho vivo e saudável. O improviso se reflete na economia do estado, onde é possível ver comerciantes e agricultores se endividando e tendo a prejuízo na produção. Falta água, sobram problemas; rebanho mais raro, menos leite, laticínios mais caros. Até os pequenos negócios do interior sofrem com a falta de água, comida e, consequentemente, falta de dinheiro no interior seco.

Lojas de roupas, eletrodomésticos e até os mercadinhos disputam o dinheiro dos clientes com os armazéns que vendem alimentos para animais. Agora, os clientes economizam tudo o que têm para poder manter o gado vivo e saudável. José Ferreira da Silva e Marlene da Silva são comerciantes, criadores de animais, agricultores e têm uma lojinha no centro de Paranatama, no Agreste do estado. Lá, eles dizem que sobra pouco dinheiro para o essecial.  “O dinheiro que o povo pega só dá para comprar caminhão d’água e o gado está se acabando. O restinho que tem compram farelo, aí o movimento fica ruim para todos nós que negociamos aqui”, concorda o casal.

Para driblar a falta de comida, Zumir Alves da Silva Júnior faz o que pode para alimentar o rebanho em Itaíba. O gado faminto distrai o estômago com palha ou qualquer coisa verde que encontrar. “Come verde, às vezes come seca, não tem problema, não. O jeito é comer para não passar fome. Comendo e bebendo é o que vale. O pior é a sede”, diz o agricultor. Ele ajuda os bois tirando coco do pé em pleno Agreste para dar ao gado.

Quando o pecuarista tem condições de comprar um animal, fica difícil manter o bicho com os alimentos que tem. José da Silva é criador de ovelhas e diz que a situação é realmente complicada no comércio de bichos. “Aparece, sempre aparece para vender. Pessoas para comprar é que é difícil. A gente chega aqui, encontra a criação com um preço que dá pra comprar mas não tem o que fazer com ele. Não tem ração”, confessa o criador.

Toda essa falta de água e comida para a pecuária mostra suas consequências nos supermercados dos centros urbanos. O preço do queijo e outros derivados do leite também subiu nos últimos meses porque a morte e a venda de vacas fez com que os donos das fábricas produzam apenas metade do que produziam. De acordo com Geraldo Macedo, dono de um laticínio na cidade de São Bento do Una, no Agreste Central, chegou a hora de diminuir o quadro de funcionários. “`Por enquanto a gente vem teimando para não deixar ninguém desempregado”, diz.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.