TCU vai analisar legalidade da contratação de médicos cubanos

imagesO presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, anunciou nesta segunda-feira (26) que a corte vai abrir um processo para analisar a legalidade da contratação de 4 mil médicos cubanos pelo governo federal.

Segundo Nardes, ministros do tribunal têm manifestado preocupação com aspectos trabalhistas do termo de compromisso assinado entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer profissionais da ilha caribenha para atuar em regiões pobres do Brasil.

“Temos uma preocupação. Foi levantado por alguns ministros avaliarmos a questão trabalhista. De como superar essa questão. É uma operação de forma triangular com a Opas, que vai assumir toda a responsabilidade”, enfatizou.

Na última sexta (23), técnicos da corte fizeram uma diligência no Ministério da Saúde para obter informações sobre o termo de compromisso com Havana. Na ocasião, os auditores deram prazo até o dia 30 para que o governo detalhasse o convênio firmado por meio da entidade internacional.

Neste final de semana, desembarcaram no país os primeiros 400 médicos de Cuba que irão participar do programa Mais Médicos. De acordo com o Executivo, eles irão atuar exclusivamente nos municípios que não foram escolhidos por profissionais brasileiros ou estrangeiros na primeira inscrição.

Reunião
Apesar de ter até o final do mês para se manifestar, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, decidiu antecipar os esclarecimentos ao TCU. Tão logo soube da determinação da corte, relatou Nardes, Padilha ligou diretamente para ele para agendar uma audiência.

Nesta tarde, o titular da Saúde compareceu à sede da corte de fiscalização na companhia de assessores. Ele ficou cerca de uma hora e meia reunido com Nardes no gabinete da presidência. Ministros e técnicos do TCU também acompanharam a reunião.

A conversa desta segunda teve foco político. No encontro, Padilha esclareceu previamente aos ministros os motivos que levaram o governo a contratar médicos de Cuba por meio de um convênio. De acordo com Nardes, o auxiliar da presidente Dilma Rousseff disse que entre 30% e 40% dos R$ 10 mil pagos pelo ministério ficará com os médicos cubanos. O restante, disse o ministro, ficará com o governo de Cuba.

“Mas ainda existem dúvidas. Vamos estabelecer mais reuniões. Estamos ainda analisando a documentação que está com nossa unidade técnica. Depois, vai para o relator, que então submeterá ao plenário, para que tome uma decisão final sobre a questão”, explicou o presidente do TCU.

Mesmo com a visita de trabalho, o Ministério da Saúde ainda terá de enviar a documentação do convênio assinado com o regime dos irmãos Castro até o final da semana. A partir do momento em que receber a papelada é que os técnicos do TCU irão começar a preparar o parecer que irá subsidiar o relator do processo, ministro Benjamin Zymler.

Para Padilha, a participação do TCU no Mais Médicos poderá ajudar o governo a sistematizar a fiscalização dos programa. Conforme o ministro da Saúde, o tribunal poderá oferecer sua expertise para o controle das obrigações das prefeituras, como obras de infraestrutura, e o cumprimento da carga horária por parte dos médicos.

“A relação do Ministério da Saúde com o TCU sempre é para aprimorar o programa. O que nos move é levar médicos para a população que não tem médicos. Vamos utilizar todas as estratégias dentro da lei para levar esses profissionais. Esse contato com órgãos de controle pode nos ajudar. Por exemplo, como fazer a fiscalização no município”, ressaltou Padilha.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.