Torcedores poderão pegar metrô de graça até a Arena Pernambuco

Mapa do metrô do Recife (Foto: Divulgação / Secopa PE)A viagem de metrô até a Estação Cosme e Damião, ponto mais próximo da Arena Pernambuco, localizada na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, será gratuita a partir de determinadas estações da capital pernambucana, durante os jogos da Copa das Confederações. O torcedor a caminho do estádio poderá apresentar seu bilhete na catraca de uma das 11 estações de metrô que compõem o Circuito da Copa e não pagará nada pela viagem, de forma que ele não precisará se dirigir aos guichês, evitando filas e tumulto.

Essa e outras novidades de mobilidade e segurança para a Copa foram anunciadas, na manhã desta quarta-feira (5) pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). “O plano mantém as diretrizes básicas do jogo-teste do dia 22, entre Náutico e Sporting de Portugal, que é estimular o uso do metrô como principal transporte público de acesso à Arena Pernambuco”, afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

As estações do Circuito da Fifa, a partir de onde as viagens serão gratuitas, são aquelas que estão dentro do perímetro de 3 km da Arena. São elas Recife, Joana Bezerra, Camaragibe, Cajueiro Seco, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, TIP, Largo da Paz e Rodoviária. Ao chegar à estação Cosme e Damião, o processo para continuar a viagem até a Arena vai permanecer o mesmo: um ônibus circular vai buscar os torcedores na estação e levá-los até 600 metros da Arena, uma determinação de segurança da Fifa.

Além de parar seus veículos nos estacionamentos já divulgados anteriormente, a população também vai poder deixar os carros nos edifícios-garagem dos shoppings Recife, Guararapes e Riomar. De lá, ônibus expressos vão levar os torcedores até as estações Antônio Falcão, Caujeiro Seco e Recife, respectivamente, de onde a passagem segue gratuita até a Cosme e Damião. A passagem do Expresso da Copa custa R$ 5 (ida e volta). Os passageiros vão ter direito a uma pulseira exclusiva para facilitar a identificação.

Quem for de carro, deve ficar atento aos Pontos de Verificação de Veículos (PVVs), de onde só deverão passar os carros credenciados pela Fifa. Cada veículo só poderá levar até quatro passageiros; além disso, serão necessárias duas credenciais. Os PVVs localizados na BR-408 agora estão sob coordenaçaõ da Fifa e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O PVV que fica ainda no Recife está sob coordenação da Fifa e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Carros não credenciados poderão ficar estacionados no Parqtel, cujo bilhete deve ser comprado com antecedência, através da internet. O preço segue o mesmo, R$ 40.

O secretário Ricardo Leitão orientou aos torcedores que não deixem para sair de casa de última hora, uma vez que a Arena já estará aberta ao público três horas antes do início da partida. “Não há necessidade das pessoas se deslocarem momentos antes. Quanto mais cedo se deslocar, maior é a garantia de tranquilidade e segurança”, avisou.

A secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, apresentou o plano de mobilidade do Governo de Pernambuco durante a coletiva de imprensa. Ela anunciou que o tempo de desocupação do estádio será de quatro horas após o término do jogo. Serão utilizados dois novos trens, cerca de 500 voluntários nas dez estações do Circuito da Copa e sinalizações para o evento. Ao todo, serão 24 trens levando até a Cosme e Damião, sendo 16 na linha centro e 8 na linha sul. Quarenta ônibus convencionais vão levar os torcedores do Parqtel até a Arena e outros 65 articulados farão o trecho entre o estádio e a Cosme e Damião. Vans especiais poderão levar idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A expectativa é que o transporte público do Recife leve 50 mil pessoas até a Arena.

As autoridades destacaram, também, que dois dos três jogos da Copa das Confederações acontecerão nos domingos (16 de junho, entre Espanha e Uruguai; e 23 de junho, entre Uruguai e Taiti), quando o número de pessoas transportadas pelo metrô do Recife já é normalmente reduzido. De acordo com a CBTU, o metrô transporta uma média de 130 mil pessoas, o que deve ajudar a diminuir a quantidade observada no jogo-teste do último dia 22.

Segurança
O delegado Humberto Freire, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública também apresentou, durante a coletiva, o plano de segurança do Governo. Ao todo, 5.240 homens farão a segurança da Arena da Copa, estações e estacionamentos periféricos, sendo mais de 3 mil militares envolvidos. Todos os torcedores serão revistados na entrada do estádio e serão proibidos objetos como bandeiras de grande porte, material promocional não autorizado, megafones e instrumentos musicais (incluindo vuvuzelas e caxirolas), pó, farinha e similares, transmissores de imagem e som, álcool ou drogas ilícitas, alimentos, animais, copos de vidro ou alumínio, aerosóis, lasers, armas de qualquer tipo, mochilas, escadas, cadeiras, bancos e rolos de papel. Os itens apreendidos serão descartados.

Esquema único
Ricardo Leitão fez questão de alertar à população que o esquema de segurança das Copas das Confederações e do Mundo é especial. De acordo com ele, a operação de mobilidade da Copa das Confederações não será a mesma dos eventos regulares posteriores. “Depois dos eventos, o acesso será garantido a qualquer cidadão pernambucano sem as restrições de acesso. Por enquanto, estamos respeitando os requisitos da Fifa”, afirmou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.