Três meses após incêndio em boate, Santa Maria ainda vive em luto

Três meses após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), a rotina da cidade gaúcha permanece ligada ao trágico acontecimento que vitimou 241 pessoas, a maioria jovens, no dia 27 de janeiro deste ano.

Vigílias, homenagens e celebrações religiosas marcam o “aniversário” do acidente. A intenção da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que promove os eventos, é manter a programação durante os dias 26 e 27, todos os meses, por tempo indefinido.

Famílias de todos os cantos do Rio Grande do Sul costumam participar das homenagens em Santa Maria. Jovens naturais de Itaqui, Santo Ângelo, Erechim e diversas outras localidades do interior gaúcho viviam na cidade para cursar o ensino superior. Das 241 vítimas, 116 eram alunos da Universidade Federal de Santa Maria.

A construção de um memorial às vítimas, no local onde ficava a boate Kiss, está nos planos da AVTSM. O empreendimento, no entanto, aguarda a desapropriação do espaço pela prefeitura, o que só ocorrerá após liberação da polícia, que ainda mantém o local lacrado para possíveis reconstituições.

O responsável pelo julgamento dos oito réus denunciados pelo Ministério Público é o Juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal e Presidente do Tribunal do Júri da Comarca de Santa Maria. O magistrado evita antecipar informações sobre os desdobramentos do caso, e sequer confirma se o caso chegará ao Júri Popular, como desejam os promotores.

“O processo está correndo de forma célere, com tranquilidade e serenidade, sempre permitindo à acusação e defesa o desenvolvimento dos seus trabalhos da melhor forma, sem restrições”, garante Louzada.

Os proprietários da casa noturna, Elissando Spohr e Mauro Hoffman, o cantor da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos, e o produtor do grupo, Luciano Leão, permanecem presos, acusados de homicídio com dolo eventual qualificado pela morte das 241 vítimas da tragédia, e de outras 623 tentativas de homicídio.

Uma garota que teve o pé amputado, devido às queimaduras, continua internada, em Porto Alegre. Além dela, outras três vítimas estão hospitalizadas, também na capital do estado, mas nenhuma das quatro pessoas correm risco de morrer.

Relembre o caso

Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, durante a realização da festa universitária “Aglomerados”, um incêndio tomou conta da boate Kiss, em Santa Maria (RS), deflagrado por um sinalizador acionado pelo cantor da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos.

O fogo emitido pelo sinalizador atingiu a espuma do revestimento acústico da casa noturna, e se espalhou rapidamente, liberando cianeto, substância altamente tóxica. A boate possuía poucos extintores de incêndio, mas sem condições de uso, e os seguranças do local chegaram a impedir a saída do público, que fugia do incêndio, alegando que as comandas não teriam sido pagas. Barras de ferro utilizadas na organização das filas dentro da Kiss dificultaram e aumentaram o tempo de fuga dos jovens.

Posteriormente, foi descoberto que o produtor do grupo musical, Luciano Leão, havia comprado um sinalizador de baixo custo, não recomendado para ambientes fechados. Também foi apurado pela polícia civil de Santa Maria que a espuma do revestimento acústico era inadequada, tendo sido comprada pelos proprietários por ser a mais barata do mercado, e não tinha componentes antichama, como recomendado.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.