TSE adia novamente julgamento sobre criação dos partidos e deixa políticos aflitos

ÍndiceO Tribunal Superior Eleitoral adiou na noite desta quinta-feira (19) novamente o julgamento sobre a criação do 31º e do 32º partidos políticos do país, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade.

Com isso, os cerca de 50 deputados federais que negociam ingressar nas novas siglas terão que esperar mais alguns dias para inaugurar a temporada do troca-troca entre as legendas.

O Solidariedade é montado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, que foi à sessão acompanhado de 12 deputados federais.

O caso foi adiado devido a um pedido de vistas do Ministério Público Eleitoral. Recém-empossado na função, o vice-procurador-eleitoral da República, Eugênio Aragão, argumentou que, por ter assumido agora o processo, gostaria de ter 48 horas para analisá-lo.

A manifestação anterior do Ministério Público recomendava a aprovação da sigla, mas nas últimas semanas surgiram suspeitas de fraude no recolhimento das assinaturas de apoio pelo Solidariedade.

Apesar da frustração da comitiva de aliados, na saída da sessão Paulo Pereira disse que o adiamento faz parte do jogo e já fez considerações sobre o caminho que a sigla poderá seguir em 2014.

“Se dependesse de mim, todo mundo sabe que venho em guerra com a Dilma, mas como muitos dos companheiros que vão para o Solidariedade são da base do governo, esse é um assunto que vamos tratar lá na frente.”

A nova sigla tem a tendência de orbitar em torno do grupo político do presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), de quem Paulo Pereira é próximo.

E sobre as suspeitas de fraude, Paulo Pereira disse ter certeza de que o partido “fez tudo corretamente”.

Já o PROS tem 5 dos 7 votos para sua aprovação, mas a ministra-relatora, Laurita Vaz, pediu novamente vistas do caso após ter uma conversa com a ministra Luciana Lóssio.

Lóssio havia pedido vistas do caso na sessão anterior em que o caso foi analisado e sinalizou que votará contra a aprovação da sigla devido ao fato de ela ter apresentado assinaturas de apoio diretamente ao TSE e não aos tribunais regionais eleitorais, como manda a lei.

Nem Laurita nem Lóssio revelaram na sessão o teor da conversa que resultou no novo adiamento.

Advogados das duas siglas reclamaram da decisão da corte dizendo que os dois partidos terão ampliadas as dificuldades em arregimentar filiados até o dia 5 de outubro, prazo final para a adesão a partidos daqueles que pretendem participar das eleições de 2014.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.