Vice-presidente dos EUA defende menos barreiras para o comércio e estudantes do Brasil.
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em discurso nesta quarta-feira (29), no Rio, o vice-presidente americano, Joe Biden, defendeu o estreitamento das relações comercias entre Brasil e EUA e menos obstáculos para estudantes brasileiros em seu país.
“O Brasil não é mais um país emergente. O Brasil emergiu, o mundo todo já notou”, afirmou. “O Brasil ensinou ao mundo algo em que os EUA acreditam. Não há necessidade de escolher entre democracia e desenvolvimento, entre economia de mercado e desenvolvimento social.”
O pronunciamento aconteceu no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária, área central da cidade. Ele citou quatro pontos em que Brasil e EUA deveriam trabalhar mais próximos.
Começou com as relações econômicas, e citou a colaboração entre Boeing e Embraer. Falou ainda sobre a questão da energia. “Vocês são líderes mundiais em biocombustíveis e estamos aprendendo com vocês”, afirmou.
Em terceiro lugar, sugeriu que o Brasil participe mais de questões geopolíticas mundiais, usando sua experiência de democracia e em programas sociais como o Bolsa Família.
Por fim, tocou na questão dos vistos para estudantes, dizendo que as portas do país estão abertas e que a ideia é receber nas universidades americanas cada vez mais brasileiros com espírito de inovação.
“Há 5.000 estudantes brasileiros hoje nos EUA, mas queremos receber ainda mais.”
Biden chegou ao Brasil na terça à noite para uma visita de quatro dias. A parada faz parte de uma viagem que já passou por Colômbia e Trinidad e Tobago. Ainda nesta tarde, ele encontra a presidente da Petrobras, Graça Foster.
Na quinta, ele se reunirá com autoridades do setor de segurança e, ao lado da mulher, Jill Biden, visitará o morro Dona Marta, favela pacificada na zona sul do Rio.
À noite, embarcará para Brasília, onde na sexta terá reunião com a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer.
Fonte: Folha de S.Paulo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário