Corpo de Abelardo da Hora é sepultado em cemitério do Recife

poO corpo do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife, no começo da tarde desta quarta-feira (24). O corpo foi levado até o cemitério em um carro aberto do Corpo de Bombeiros,  escoltado pela Polícia Militar e agentes de trânsito.

Filhos e netos empurraram o caixão pelas ruelas do cemitério. Amigos e parentes do também desenhista acompanharam o enterro. O caixão foi coberto pela bandeira de Pernambuco. Diante do túmulo, a família puxou um dos frevos favoritos de Abelardo da Hora, “Relembrando os Carnavais”.

Amigo da família, o escritor Marcelo Mário de Melo aproveitou o momento para relembrar tanto a obra artística, quanto a contribuição política deixada pelo artista plástico. “Ele conseguiu ter uma atuação política intensa e também uma produção artística de alto nível. […] A obra dele é uma obra visceral, a bela das mulheres e a fome. Quer algo mais visceral que a sensualidade das mulheres e a fome?”, disse o escritor, lembrando ainda a paixão de Abelardo pelo Recife.

Sarah da Hora fez ainda uma oração em nome da família, agradecendo a Deus a oportunidade de ter sido filha do artista plástico. “Agradeço a oportunidade de tê-lo durante todos esses anos. […] Agradeço porque tenho paz em meu coração”, disse a filha.

O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), desde às 17h30 de terça-feira (22). O caixão foi fechado ao som do violino do mestre Israel de França,  que tocou Asa Branca e o hino do antigo Partido Comunista (PCO), do qual Abelardo fez parte.

Paixão pela arte
Escultor, desenhista, ceramista, gravador e poeta, Abelardo da Hora era um pernambucano apaixonado pelas artes e trabalhava com frequência temas como as mulheres, o frevo e o maracatu em suas obras. Em entrevista ao G1, no final de julho, por ocasião dos seus 90 anos, o artista disse que não queria parar de produzir. Em 2011, o artista recebeu o título de cidadão recifense da Câmara Municipal. Natural de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, Abelardo é autor de mais de 1.800 obras, entre esculturas, cerâmicas e desenhos, muitas delas espalhadas pelo Recife. Na Praça da República, é possível ver o “Monumento aos Heróis de 1817”, enquanto a Rua da Aurora conta com o “Memorial do Frevo”.

Uma das úlitmas peças produzidas por Abelardo foi a escultura ‘O Artilheiro’, que tem cinco metros de altura e é feita em bronze polido. A obra foi inaugurada no dia do aniversário do artista, 31 de julho, em frente à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, onde Abelardo nasceu.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.