Paciente terminal realiza sonho e se casa em igreja de hospital no Recife

po“É o amor, e não a vida, o contrário da morte”. A frase do escritor Roberto Freire define o que viveram nesta quarta-feira (24) o aposentado Amauri Pastor da Silva, 63 anos, e sua companheira, a dona de casa Marinalva Rodrigues da Conceição, 49. Diagnosticado com câncer de pâncreas há seis meses, ele recebeu na quinta-feira (18) a notícia de que a doença não tinha mais tratamento curativo, apenas paliativo. No mesmo momento, pediu a mão da companheira de 34 anos, com quem tem um filho de 18, em casamento. “Nunca tive condições de casar assim, no civil, na igreja e com festa. Agora ela é toda minha esposa. Meu próximo sonho é viver ao lado dela”, disse um noivo emocionado, após assinar os papéis que os consagraram marido e mulher. “Hoje eu dei o ‘sim’ a ele para sempre”, comemorou a noiva.

A realização do sonho de Amauri e Marinalva foi possível graças à mobilização da equipe da Casa de Cuidados Paliativos do Imip, hospital onde ele está internado há 15 dias, das equipes do voluntariado, do serviço social e do corpo médico da instituição. “Foi muito comovente dar a notícia ao enfermo sobre a gravidade da doença. Porque ele chorou, mas ficou muito agradecido por contarmos a verdade, pela nossa sinceridade. Logo em seguida, quando se recuperou do luto da notícia, revelou o sonho. Daí por diante, a equipe inteira se mobilizou”, contou o médico geriatra Hugo Moura Melo, sem esconder a emoção. 

Em apenas quatro dias, estava montado o casório. “Conseguimos tudo. Vestido da noiva, terno do noivo, buquê, padre, violonista, docinhos e salgadinhos, bolo, espumante, filmagem e até lembrancinhas. É fabuloso ver o quanto o amor mobiliza”, conta a coordenadora geral do voluntariado do Imip, Rejane Rocha Aguiar.

E a emoção foi o sentimento comum durante a celebração. O violonista e cantor Edimirson Danda, estreante nesse tipo de voluntariado, não escondia o sentimento. “É gratificante, estou muito emocionado”.

De acordo com o médico Hugo Moura, os planos do casamento inclusive melhoraram muito a maior queixa do paciente, que eram as dores abdominais. “Estamos ajustando as doses das medicações que vão trazer mais conforto, para lhe dar alta”, revelou o médico. “É isso que faz a medicina ser tão bonita”, completou, emocionada, a geriatra e paliativista Michelle Fontenele.

Antes da cerimônia, do lado de fora da igreja, Amauri ansiava pelo grande momento, como qualquer noivo. “Não dormi direito, estou nervoso, porque vamos realizar um sonho. Hoje digo o sim para ela para todo o tempo”, adiantava, com lágrimas nos olhos. A noiva atrasava, como manda o figurino, nos últimos preparativos da roupa, maquiagem e cabelo. “O coração está batendo forte. Foi um pedido lindo, emocionante. Ele é a minha vida. Deus escreve certo por linhas tortas”, disse Marinalva.

O desejo do filho dos noivos, Aldo Pastor da Silva, sacramentou a união: “Foi um momento inesquecível, que vai ficar na memória. É uma aprendizagem para mim, porque eles casaram depois de uma vida inteira juntos. Tenho um orgulho muito grande. Queria dizer a eles que Deus escreveu tudo como tinha que ser. Que sejam muito felizes, para toda a eternidade”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.