Acidentes de trânsito voltam a crescer no Brasil

No ano de 2008, o Brasil superou os Estados Unidos em número de mortes no trânsito, atingindo 30.273 óbitos, contra 27.261 dos norte-americanos. A questão é que a frota dos Estados Unidos era de 250 milhões de veículos, enquanto a do Brasil não passava de 30 milhões.

Educação no trânsito, engenharia, fiscalização, primeiros socorros e punição: são esses os fatores que contribuem para a posição de vantagem dos EUA, em relação ao Brasil.

Em 2010, o Brasil atingiu o número de 32.912 mortes no trânsito, superando, inclusive, o ano de 2009. Chegamos ao 3º lugar entre os países que mais matam no trânsito no planeta. Estamos atrás apenas da Índia e da China.

Até 30 de setembro deste ano, 26.894 pessoas morreram de acidente de trânsito no Brasil e, 107.403 ficaram com algum tipo de invalidez. As estatísticas mostram que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, 6% problemas nas pistas e 4% falhas mecânicas.

Espantosamente, em números absolutos, a Europa possui aproximadamente cinco vezes mais carros que o Brasil e, ainda assim, mata menos no trânsito. Em 2010 chegamos ao total de quase 33 mil mortes no trânsito, mais um pouco do que a União Européia que foi de 32.786 mortes.

Essa disparidade se justifica pelo programa de educação e conscientização no trânsito que ajuda a União Européia a alcançar um índice de redução anual bastante significativo (5%), desde o final da década de 1990.

Se esse ritmo europeu permanecer estável nos próximos 50 anos estima-se que em 2060 o número de vítimas fatais na Europa cairá para aproximadamente 2.500, totalizando uma redução de 95% em relação também ao ano de 2000.

Tudo porque as campanhas de segurança viária nos países europeus vêm se utilizando de métodos inovadores e investindo fortemente em vídeos publicitários chocantes que parecem realmente ter despertado a população.

Outra novidade são os controladores de velocidade, que se diferem dos radares comuns, eles não medem apenas a velocidade instantânea do veículo, possibilitando que o motorista a dissimule, mas calcula sua velocidade média enquanto trafega entre dois pontos distintos.

Esses métodos contribuem de forma significativa para a constante redução do número de mortes no trânsito europeu e devem servir de exemplo para o Brasil.

Diante dessas tragédias, é decisiva a mobilização da sociedade e dos governos em favor da adoção de metas de redução de acidentes, com um cuidado cotidiano de fiscalização, educação e aperfeiçoamento da legislação de trânsito.

Por outro lado, um plano de segurança no trânsito deve passar por maior atenção dos governos no Brasil, de tal forma que destinem recursos para a aparelhagem das polícias, a produção de mais estudos e estatísticas das causas dos acidentes e, também, para a mudança de comportamento de todos, especialmente dos condutores de veículos e motociclistas.

Se não houver, por parte dos governos, uma política de humanização no setor de transporte e trânsito no Brasil, a tendência é que a epidemia dos traumatizados por acidentes de carros e motos se agrave a cada dia, produzindo, diariamente, perdas desnecessárias e muita dor e sofrimento aos amigos e familiares dessas vítimas do acaso

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.