É hoje: todos os caminhos levam ao Festival de Inverno de Garanhuns

Os pernambucanos que são apreciadores da cultura estão de malas prontas e se transferem para Garanhuns, no Agreste, a partir desta quinta-feira (14): é que começa esta noite o Festival de Inverno de Garanhuns, um dos mais tradicionais eventos culturais do Estado. Em sua 21ª edição, o festival homenageia o cantor, compositor, escritor e artista plástico pernambucano Lula Côrtes, falecido em 27 de março deste ano.

Algumas das principais atrações são Nando Reis, Pato Fu, Seu Jorge, Marcelo Camelo, Frejat, Jorge Aragão, Marina Lima, Fafá de Belém, além de artistas regionais como Elba Ramalho, Alceu Valença,  Maciel Melo,  Nádia Maia Nação Zumbi, Mundo Livre s/a, Adilson Ramos, Orquestra Contemporânea de Olinda, entre outros.

FIG 2011 - Atualizada Clique no ícone ao lado e confira a programação em cada palco

Durante os 10 dias de festival, mais de um milhão de pessoas devem circular pela cidade, garantindo resultados positivos também para a economia local e o turismo da região.

TRIBUTO
A noite de abertura, nesta quinta-feira, será marcada por um grande show em homenagem a Lula Côrtes. O tributo contará com a participação de artistas que fizeram parte da trajetória de Côrtes, como Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio e Roger de Renor, que serão acompanhados pelas bandas Má Companhia e Triângulo do Poder.

Na mesma noite, o cantor Alceu Valença traz para o palco principal do FIG o histórico show Vivo! Apresentado pela primeira vez em 1976, no Rio de Janeiro, o espetáculo consagrou o artista nacionalmente, com um rock pernambucano psicodélico, com temas repletos de metáforas políticas e existenciais.

Vivo! alinha o rock aos sons nordestinos e foi considerado um manifesto contra a hipocrisia e o conformismo. O show, apresentado no último mês de março, em São Paulo, contou com a participação especial de Lula Côrtes, no que foi sua última apresentação pública.

NOVIDADES
Além das ações na estrutura montada nos parques Euclides Dourado, Ruber Van der Linden (Pau Pombo) e na Praça Guadalajara, o evento levará uma série de projetos para outros pontos da cidade, democratizando o acesso à cultura e dando continuidade ao conceito de descentralização defendido pela política do Pernambuco Nação Cultural.

Entre as novidades programadas para esta edição, está “Um Caminhão de Cultura”, um palco móvel que levará para outros bairros da cidade apresentações de música, cultura popular, artes cênicas e literatura. No projeto “A Gente da Palavra”, duplas de poetas percorrerão os bairros de Garanhuns recitando poesias e trechos de contos para a população e visitantes.

Outra inovação foi a ampliação da área onde acontecem os cortejos de cultura popular. Os desfiles dos grupos serão levados para outras partes da cidade, invertendo a lógica do espetáculo e levando o artista para perto do público.

FORMAÇÃO CULTURAL
Durante os dez dias do FIG, são oferecidas à população, de forma gratuita, uma série de oficinas de linguagens e institucionais. O objetivo é que as oficinas que serão ofertadas no FIG 2011 sejam o ponto de partida para o início de um novo processo de formação dentro do trabalho desenvolvido no setor cultural em Pernambuco.

PATRIMÔNIO
A ação da Diretoria de Preservação Cultural no FIG 2011 consiste no projeto “Pernambuco na Memória: conte aqui sua história”. Serão instaladas cabines em pontos estratégicos da cidade. O espaço receberá transeuntes, moradores de Garanhuns que poderão gravar seu depoimento sobre a cidade.

A captação de depoimentos da população, nas cidades por onde o festival Pernambuco Nação Cultural passa tem o objetivo de mapear a história oral da população. A coleta desses depoimentos irão contribuir para compor um mapa (oral e visual) de pertencimento dos moradores das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.

Fonte: pe360graus.com.br

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.