Inscrição de alunos da rede pública no vestibular da Fuvest cresce 30%

Segunda fase da Fuvest (Foto: Mateus Mondini/G1)O número de estudantes matriculados na rede pública de ensino que se inscreveram para o vestibular da Fuvest cresceu 30% em relação à edição do ano passado, um aumento maior que o crescimento de 10,4% do total de candidatos inscritos para o exame deste ano em relação ao ano passado.

Para o processo seletivo que começa no dia 27 de novembro, serão 49.104 os candidatos que cursaram todos os três anos do ensino médio em escolas municipais, estaduais ou federais.

Eles representam 33,4% do total de 146.885 inscritos.

No ano passado, 37.725 candidatos eram oriundos da rede pública, ou 28,4% do total.

Ao mesmo tempo, a presença de estudantes de escolas particulares diminuiu quatro pontos percentuais em relação à edição anterior. No entanto, eles continuam sendo a grande maioria na Fuvest. Entre os concorrentes da edição 2012, 61,1% (89.752 inscritos) estudaram todo o ensino médio em escola particular. No ano passado, os 87.407 inscritos representavam 65,7% dos candidatos. O total de inscrições entre estudantes de escolas pagas aumentou 2,6% em relação ao último vestibular.

O número total de inscritos na Fuvest 2012 é 10,4% maior em relação ao vestibular do ano passado, que teve 132.969 candidatos inscritos, dos quais 7,79% faltaram à prova, o equivalente a 10.365 pessoas. O recorde de inscritos em uma edição do vestibular da Fuvest continua sendo o de 2006, com 170.474 candidatos.

Estudantes fazem prova da segunda fase da Fuvest (Foto: Mateus Mondini/G1)

Mulheres são maioria
Cresceu ainda a diferença entre candidatos por divisão de gênero. As 81.171 mulheres inscritas neste ano representam 55,3% do total, porcentagem ligeiramente superior aos 54,4% do ano passado.

O número de mulheres participantes cresceu 12%, acima da média total. Na Fuvest 2012 estão inscritos 65.714 homens, um número 8,3% maior que no processo seletivo de 2011.

Próximas etapas
As provas antecipadas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música e artes visuais ocorrem de 9 a 14 de outubro. No dia 21 de novembro a Fuvest publicará os locais de exame da primeira fase. A prova da primeira fase ocorre em 27 de novembro. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.