Outubro é mês de circo em Pernambuco

O mês da criança é também mês de espetáculo, picadeiro e mágica. Com o tema “Muito mais do que você imagina”, a sétima edição do Festival de Circo do Brasil vai invadir teatros, praças e parques do Recife, Olinda e cidades do interior entre os dias 12 a 23 de outubro, reunindo grupos de seis países. Pela primeira vez, o evento vai ser integralmente aberto ao público em todas as suas apresentações. Ao todo serão 72 atrações em 12 dias de evento. A programação ainda não foi divulgada pelos organizadores, mas a expectativa é que o público chegue a 60 mil expectadores, o dobro do ano passado.

O festival também vai ocupar as ruas da Praça do Arsenal e a Torre Malakoff, e estrear, em parceria com a prefeitura de Olinda, um picadeiro na Praça do Carmo. A intenção dos artistas é interagir com a população, lançando mão de técnicas de contato (malabares) e improvisação e arte na rua, com humor físico e inteligente.
Dentre as atrações internacionais do festival está o novo espetáculo da neta de Charles Chaplin, Aurélia Thierrée, um dos destaques do evento. A peça Murmures des murs, Victoria Thierrée-Chaplin, já foi encenada na França e na Itália e faz no Recife uma curta temporada no Teatro de Santa Isabel. dirigida pela mãe da artista sua mãe,

No evento também será exibido a pré-estreia do filme “O Palhaço”, de Selton Mello, no Cine São Luiz, no dia 21, com entrada gratuita. Após a sessão, haverá uma mesa redonda com o diretor, elenco, e as convidadas Erminia Silva e Maria Lulu.

Para a coordenadora executiva do festival, Daniele Hoover, a presença do circo nas cidades precisa ser valorizada. “Está na hora de enxergar a importância do circo em nosso país”, afirma. Ela enfatiza que a atividade circense no Nordeste carece de incentivos e eventos de grande porte enriquecem esse tipo de gênero cultural.

Uma das inovações do Festival de Circo é o inicio do diálogo com a universidade. A Semana de Artes Cênicas da UFPE, que acontece uma semana antes do evento, será focada no circo. A coordenação do curso de Artes Cênicas cogita incluir uma cadeira de atividade circense na grade curricular.

O secretário de turismo de Olinda, Mauricio Galvão, relata que é importante acreditar em culturas novas, pois esse tipo de evento atrai público de todo o Nordeste, aquecendo o turismo da cidade histórica. “Olinda é uma cidade que abraça os grandes eventos culturais. Tenho absoluta certeza que um grande público vai estar presente nos espetáculos circenses”, argumenta.

A expansão da programação para o interior do estado é outra novidade do evento. O público das cidades de Caruaru e Limoeiro vão ser premiados com as apresentações. “Pretendemos chegar a diversas cidades de Pernambuco. A ideia é expandir até o sertão ainda nesta edição” analisa o produtor executivo do festival, Felipe Cabral.

A organização do festival pretende trazer grupos de escolas sociais de jovens carentes de outras cidades do Nordeste para o evento. “O circo já chegou em lugares que ninguém de bom senso iria se apresentar. Em vez de irmos à periferia, vamos trazê-la para o nosso festival”, defende Daniele.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.