Rússia lança seu primeiro voo tripulado depois de uma série de fracassos

A Rússia lançará nesta segunda-feira (14/11) uma nova Soyuz com três astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS), em uma missão com a qual espera refazer-se de uma série de fracassos sem precedentes em seu programa espacial.


O foguete Soyuz sairá com três astronautas até a ISS. Será a primeira tentativa desde agosto, quando um foguete similar não conseguiu lançar o cargueiro Progress com destino a Estação Espacial Internacional.

Os três homens, dois russos e um americano, vão decolar na segunda-feira às 04H14 GMT de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo de uma nave Soyuz-TMA acoplada ao foguete Soyuz-FG.

O americano Dan Burbank e os russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin devem se juntar ao americano Mike Fossum, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Serguei Volkov na ISS.

Em agosto, um cargueiro Progress que deveria ir para ISS caiu na Sibéria depois de uma falha no lançamento do foguete Soyuz.

Isso prejudicou a imagem do foguete, depois de 1.800 lançamentos bem sucedidos, e foi a pior falha da indústria espacial russa nos últimos anos.

Depois do acidente, ficou impossível enviar astronautas para a ISS, já que os Estados Unidos abandonaram seu último foguete espacial.

O acidente suspendeu até novembro o envio da nova tripulação da ISS, inicialmente prevista para setembro, para realizar verificações técnicas nos foguetes.

Em seguida, um foguete Soyuz decolou da Guiana Francesa e, pela primeira vez na história, conseguiu colocar em órbita no dia 21 de outubro os dois primeiros satélites operacionais Galileo, o sistema de navegação europeu que compete com o GPS americano.

A Rússia sofreu um novo contratempo, quando a sonda Fobos-Grunt, lançada na noite da terça-feira passada rumo a uma lua de Marte, não tomou a trajetória correta e caiu na órbita terrestre.

Segundo uma fonte do setor espacial, citada no sábado pela agência Interfax, os esforços para recuperar o controle da sonda fracassaram, podendo ser considerada perdida.

Apesar do problema, responsáveis do setor espacial russo disseram ter confiança no êxito do lançamento de segunda-feira.

De acordo com a agência de notícias ITAR-TASS, um responsável do setor aeronáutico afirmou que todas as medidas serão tomadas para socorrer a tripulação caso os astronautas tenham que voltar a Terra na nave espacial.

Existem aviões e helicópteros preparados para intervir caso a nave caia no Cazaquistão, Sibéria ou no Extremo Oriente russo. Também está previsto um barco de resgate no mar do Japão, segundo a mesma fonte.

Fonte: France Presse

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.