No Dia Internacional dos Parkinsonianos, não há muito o que se comemorar

É quarta-feira, já passa das 9h e sobre a janela da Associação Parkinson de Pernambuco (ASP) o advogado aposentado Vicente Mucarbel, 63, observa a avenida Guararapes, no Centro do Recife, após mais um dia de consulta a fonoaudióloga da instituição. Numa parte específica do seu corpo (a mão esquerda), um tremor sutil evidencia a carência do equilíbrio que em outrora lhe fez tocar teclado e exercer o pleno exercício da advocacia.

Em meio a esse comportamento descompassado de seu membro e a sutileza no processamento das ideias, Vicente é um dos 200 mil brasileiros que sofrem com o Mal de Parkinson e que nesta quarta-feira (11) comemoram o Dia Internacional da doença. Embora seja uma data carinhosa para se lembrar dos parkinsonianos, muito não se tem o que comemorar, pelo menos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Isso porque, precisamente para os pacientes da ASP, a falta de medicamento Prolopa, importante para o tratamento da doença, vem deixando os mais de 200 pacientes da instituição angustiados.

Segundo a presidente da ASP, Terezinha Veloso, a associação, fundada há nove anos, vem se sustentando sozinha e a distribuição dos medicamentos, fruto de parceira com a Secretaria Estadual de Saúde, não vem sendo entregues direito. “Precisamos mais de apoio do poder público para que eles distribuam os medicamentos regularmente. Um mês tem outro não tem”, disse a gestora. “É de suma importância que os órgãos ajudem. Os medicamentos são muito importantes para o nosso tratamento. Quando chegamos aqui e está faltando é uma angústia muito grande”, acrescentou Vicente, que há cinco anos descobriu a doença após ser consultado por uma neurologista.

Procurada, para saber o porquê que os medicamentos não vêm sendo entregues no tempo certo, a Farmácia de Pernambuco, vinculada a SES, informou que está em processo final de licitação para a compra do Prolopa (Levodopa). Ainda de acordo com o órgão, todo o processo de aquisição está sendo agilizado. Contudo, a realização da licitação é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado. A expectativa, segundo o órgão, é que o fornecimento seja normalizado em abril. A Farmácia esclarece ainda que, desde 2009, quando foi publicada a portaria 2.982 do Ministério da Saúde, o fornecimento do Prolopa passou a ser responsabilidade dos municípios, com entrega nos postos de saúde e policlínicas. Somente alguns pacientes da Farmácia ainda não foram transferidos para as prefeituras. Procurada pela reportagem, a secretaria municipal de saúde não se pronunciou sobre o caso.

Além dos medicamentos, a ASP, uma das poucas associações que cuidam gratuitamente dos parkinsonianos no Recife, precisa de ajuda financeira e de voluntários. Logo, para as pessoas (especialistas em saúde e áreas afins) que desejam ajudar a Associação é procurar a direção no edifício Santo Albino, 86, Avenida Guararapes, área central do Recife. Já para os interessados em contribuir financeiramente, doações podem ser feitas por meio da conta da Caixa Econômica Federal (BB) através da conta corrente 1447-0 agência 2346 e operação 003. O telefone da ASP é o 3424-1720.

Trabalhar a autoestima ajuda no tratamento

Segundo a terapeuta ocupacional June Ivo, desenvolver as atividades do cotidiano de forma independente com os parkinsonianos é de suma importância para o tratamento da doença. Isso porque, quando as pessoas descobrem que estão com a doença e os sintomas da doença começam a aparecer, a autoestima fica abalada e um quadro de depressão, na maioria das vezes, é constatado. Logo, é importante trabalhar, com a terapia ocupacional, com atividades que ajudem na independência. “Muitos dos pacientes tem depressão por conta da autoestima abalada por não conseguir realizar as atividades do cotidiano. As perdas (motora) que eles têm mexem muito com o psicológico. Então, o Terapeuta ocupacional trabalha com as limitações para que ele se torne independente e tenham autonomia”, explicou.

Saiba mais

Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idiopática (sem causa conhecida), raramente acontecendo antes dos 50 anos, comprometendo ambos os sexos igualmente. A anomalia principal consiste numa perda de neurônios de uma área específica do cérebro que produzirá a diminuição de uma substância chamada dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais (não voluntários).

SINTOMAS

– Tremor nos órgãos;

– Lentidão;

– Rigidez;

– Desequilíbrio;

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.