O fenômeno da seca no Nordeste do Brasil

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do Sertão, área que mais sofre com as secas.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região Nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do Norte de Minas Gerais.

As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe baixa influência de massas de ar úmidas e frias, vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no Sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

Apesar dos avanços registrados nos últimos anos nas atividades industriais e turísticas do Nordeste, em termos de emprego de mão de obra, a economia dessa região ainda é muito dependente do setor agrário, com o agravante aspecto de que menos do que 3% do total de área agricultável da região é irrigada, e, portanto, muito susceptível a um possível déficit de precipitação. Isso significa que, em época de secas moderadas a extremas há um grande fluxo de migrantes em direção as grandes cidades da região Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza). Essa situação leva a um enorme aumento da população dessas regiões metropolitanas, o que acarreta uma crescente necessidade de fornecimento de água com boa qualidade, além de esgotamento sanitário, geração de emprego e renda, combate à criminalidade, dentre outros problemas.

Os rios que estão situados nas áreas do Sertão nordestino, são influenciados pelo clima semiárido, dessa forma não há grande incidência de chuvas. A maioria dos rios do Sertão e do Agreste da região Nordeste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove, enchem novamente. Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes, como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.

A integração do Rio São Francisco com outras bacias hidrográficas da região Nordeste, a chamada “transposição do São Francisco” é um projeto do governo federal que visa a construção de dois canais, denominados Norte e Leste, (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do Rio São Francisco para regiões semiáridas do Nordeste. Desta forma, diminuirá o impacto da seca sobre a sofrida população residente nessa região, ela facilitará o desenvolvimento regional, com a abundância de água potável por onde passar.

O governo abrirá uma linha de crédito especial para agricultores e setores agroindustriais do Nordeste atingidos pela estiagem. A Presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de recursos orçamentários e de créditos extraordinários, em reunião com governadores do Nordeste, em Sergipe, no último dia 23 de abril.

Nessa reunião, Dilma Rousseff anunciou a abertura de um crédito emergencial para atender pequenos, médios e até grandes agricultores, com juros de 1% ao ano, para pequenos e médio e, de até 3,5% ao ano, para os grandes produtores. A informação é do Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, coordenador do Programa Água para Todos e fez parte da reunião com a Presidente Dilma e os governadores do Nordeste. Esses recursos serão do FNE – Fundo Constitucional do Nordeste.

GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil. É Deputado desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

deputado gongaza patriota so sua eleitora mais minha filha mae e sogro,ele ecliente do seu irmao minha filha ja trabalho na sua campanha mais nao tive aoportunidade de li fala ou pedir, um trabalho pois confio en sua capacidade de ajuda pois em DEUS. ESPERO DR-GONZAGA PATRIOTA.ESTO NERVOSSA POIS NAO SEI MANDA RECADO POR EMAIL,ARREME PRAMIM MUM VAGA COMO TC DE ENFERMAGEM,NO HOSPITAL IMIP OU TRAUMA POIS JA PEDEI POR DEVERSSA VESSES A CLEITON QUE FAIS PAR PARTE ,DA COMICÃO DA FEM SAUDE DO TRAUMA MAIS, TEM UM ANO QUER ELE ME PROMETEU UM VAGA LA,ATE HOGE ESTO SEM TRABALHA.MIAJUDE DR.POIS PRE TRABA…..88473754 BETANIA

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.