Plano Brasil Sem Miséria incentiva agricultor no interior de Pernambuco

A carne é saborosa e nutritiva. Os ovos  são maiores e com gemas mais pigmentadas. Assim são os derivados da  galinha caipira, com importantes ingredientes para os adeptos da  alimentação ambientalmente sustentável, nicho de mercado cada vez mais  difundido no Brasil.

Criadas em ambientes com baixo nível de  estresse e alimentação orgânica, as aves representam segurança alimentar para trabalhadores rurais do nordeste brasileiro, como Ailton José de  Freitas, mais conhecido como Ailton das galinhas.

Nos 30 hectares de terra do Sítio Cova  do Anjo, em Ouricuri (PE), Ailton cria galinhas. As aves são sua fonte  de renda durante todo o ano. O agricultor familiar está entre os 8,7 mil titulares do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) aptos a receber a primeira parcela do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, recurso destinado às famílias para a organização produtiva das propriedades.  Ailton vai aplicar o dinheiro na construção de um galpão para a criação  das aves. “Eu acredito que esse apoio será para o nosso crescimento”, conta.

Um dos pilares do Brasil Sem Miséria no  meio rural é a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), política  articulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Depois de  selecionados, os agricultores são assistidos por técnicos que realizam  diagnósticos da Unidade de Produção Familiar (UPF) e, posteriormente,  elaboram o Projeto de Estruturação Produtiva e Familiar. Somente no  primeiro semestre de 2012, o serviço de Ater chegou em 129 mil famílias  em todo o país. O pagamento do fomento é vinculado a esse projeto de  estruturação

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Governo federal trava demarcação de terras indígenas há dois anos

Última homologação ocorreu na gestão Dilma. Do orçamento executado destinado à rubrica em 2017, apenas 5,2% foram para investimentos     Território sagrado localizado a 11km do Congresso Nacional, o Santuário dos Pajés, área de 50 hectares vizinha ao Setor Habitacional Noroeste, é o centro de um conflito que há 10 …

Clipping
STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. O pedido, negado por unanimidade pela Quinta …

Clipping
Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão após 2ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou hoje (19) pedido feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu para evitar eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Dirceu foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, …