Apac confirma chuva de granizo em cidades do interior de Pernambuco

aA Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) confirmou nesta segunda-feira (4) que houve chuva de granizo em algumas cidades do interior de Pernambuco neste domingo (3). A agência só não poderá precisar em quantas cidades o fenômeno aconteceu, já que nos locais não existem equipes de monitoramento. A confirmação foi feita por meio de relatos de moradores e fotografias enviadas à agência.

De acordo com a Apac, o fenômeno aconteceu por causa da grande nebulosidade no Agreste e na Mata Sul do estado. Imagens capturadas por um satélite mostraram a formação da nebulosidade e de um forte movimento vertical sobre as regiões. Segundo o meteorologista Roni Guedes, a queda de granizo teve duração de 10 a 15 minutos. “Foi uma coisa rápida. Não é um fato comum e deve demorar para acontecer de novo. A previsão para os próximos dias é de apenas chuvas fracas e pouca nebulosidade”, afirma.

Por meio do VC no G1, o leitor Fagner Severino dos Santos enviou uma imagem da chuva de granizo em Riacho das Almas, no Agreste. Segundo ele, o fenômeno foi registrado por volta das 16h20. “Começou uma ventania muito forte, seguida de chuva e depois escutamos um barulho estranho, quando saímos para ver o que era descobrimos que estava caindo bolinhas de gelo”, conta.

Segundo o internauta, os moradores ficaram assustados. “Nunca tínhamos visto isso antes. Apesar da pedrinha ser pequena ficamos com medo”. O leitor informou também que a chuva de granizo durou cerca de 10 minutos e que não houve prejuízo.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Bezerros recebeu de um morador da zona rural fotos da queda de granizo na cidade. O fenômeno foi registrado no Sítio Barreiros, Zona Rural do município.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>