Empresa cria app que examina a urina usando a câmera do iPhone

uCheck, aplicativo para iPhone que deve ser lançado em março, usa a câmera do smartphone para analisar urinaUma empresa indiana anunciou na última segunda (25) o desenvolvimento do uChek, um aplicativo que usa a câmera do iPhone para analisar a urina em busca de possíveis desequilíbrios fisiológicos e que será lançado no final do mês que vem.

Segundo Myshkin Ingawale, presidente da Biosense, empresa que está por trás do aplicativo, o uChek pode diagnosticar até 25 enfermidades por meio do reconhecimento e da comparação das cores do excreto.

“Meu intuito é tornar o diagnóstico médico algo que está nas mãos das pessoas”, disse Ingawale à BBC, adicionando que acredita na possibilidade da substituição de aparelhagem médica cara por ferramentas que usam o smartphone para análises.

O app, que estará disponível na loja virtual da Apple por US$ 20 (cerca de R$ 40) no final de março, usa um pequeno tapete (enviado pela empresa aos que comprarem o aplicativo) para compensar as cores geradas por diferentes fontes de luz.

O uCheck detecta os níveis de glicose, proteína e cetona da urina, diz a companhia. Isso ajudaria a definir o equilíbrio entre as diferentes células que devem compor o líquido expelido.

Uma versão para Android também será desenvolvida e deve chegar “em breve”, segundo a empresa.

O anúncio foi feito durante uma conferência da organização TED, em Los Angeles.

Anteriormente, a mesma companhia havia lançado uma ferramenta de exame de sangue não invasivo com o intuito de combater a anemia.

Fonte: Folha de São Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Petrobras inicia inscrições para concurso; há vagas para Bahia e Pernambuco

Os concurseiros de plantão devem ficar atentos ao concurso da Petrobras. A empresa divulgou na quinta-feira (15) o edital do certame que oferece 156 vagas imediatas e mais 1.650 para cadastro de reserva. Os aprovados atuarão nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de …

Clipping
Confirmado primeiro caso de febre amarela em Pernambuco

Pernambuco teve o primeiro caso confirmado de febre amarela nesta sexta-feira (16) depois de 90 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o vírus foi detectado após realização de exame em um morador de 45 anos do município de Bezerros, no Agreste do Estado. Segundo a pasta, …

Clipping
Pernambuco notifica terceira morte este ano suspeita por arbovirose

O terceiro caso suspeito de morte por arboviroses no ano em Pernambuco foi notificado em Ribeirão, na Mata Sul. O paciente é do sexo masculino e tinha 15 anos. A data do óbito foi o último dia 10. A informação de mais uma morte possivelmente relacionada à dengue, chikungunya ou …