Empresa cria app que examina a urina usando a câmera do iPhone

uCheck, aplicativo para iPhone que deve ser lançado em março, usa a câmera do smartphone para analisar urinaUma empresa indiana anunciou na última segunda (25) o desenvolvimento do uChek, um aplicativo que usa a câmera do iPhone para analisar a urina em busca de possíveis desequilíbrios fisiológicos e que será lançado no final do mês que vem.

Segundo Myshkin Ingawale, presidente da Biosense, empresa que está por trás do aplicativo, o uChek pode diagnosticar até 25 enfermidades por meio do reconhecimento e da comparação das cores do excreto.

“Meu intuito é tornar o diagnóstico médico algo que está nas mãos das pessoas”, disse Ingawale à BBC, adicionando que acredita na possibilidade da substituição de aparelhagem médica cara por ferramentas que usam o smartphone para análises.

O app, que estará disponível na loja virtual da Apple por US$ 20 (cerca de R$ 40) no final de março, usa um pequeno tapete (enviado pela empresa aos que comprarem o aplicativo) para compensar as cores geradas por diferentes fontes de luz.

O uCheck detecta os níveis de glicose, proteína e cetona da urina, diz a companhia. Isso ajudaria a definir o equilíbrio entre as diferentes células que devem compor o líquido expelido.

Uma versão para Android também será desenvolvida e deve chegar “em breve”, segundo a empresa.

O anúncio foi feito durante uma conferência da organização TED, em Los Angeles.

Anteriormente, a mesma companhia havia lançado uma ferramenta de exame de sangue não invasivo com o intuito de combater a anemia.

Fonte: Folha de São Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Governo federal trava demarcação de terras indígenas há dois anos

Última homologação ocorreu na gestão Dilma. Do orçamento executado destinado à rubrica em 2017, apenas 5,2% foram para investimentos     Território sagrado localizado a 11km do Congresso Nacional, o Santuário dos Pajés, área de 50 hectares vizinha ao Setor Habitacional Noroeste, é o centro de um conflito que há 10 …

Clipping
STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. O pedido, negado por unanimidade pela Quinta …

Clipping
Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão após 2ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou hoje (19) pedido feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu para evitar eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Dirceu foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, …