Fuvest aplica primeira fase neste domingo com recorde de inscritos

 A Fuvest aplica na tarde deste domingo (24) a primeira fase do vestibular 2014 para a Universidade de São Paulo (USP). Esta edição do processo seletivo tem número recorde de inscritos –mais de 172 mil estudantes se inscreveram para as 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As provas serão aplicadas em 32 cidades.

Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários, e aprova terá duração de cinco horas. Para realizar a prova, os candidatos devem portar um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha. Não é necessário levar algum comprovante de inscrição, e não será permitido usar papeis para anotações no decorrer do exame. Os candidatos poderão levar água e alimentos leves para dentro da sala de provas.

Após a primeira fase, o G1 trará a correção comentada de todas as questões, feita pelos cursos pré-vestibulares Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas. A Fuvest deve divulgar o gabarito oficial no início da noite deste domingo.

A primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. De acordo com a Fuvest, algumas questões podem ser interdisciplinares. Os candidatos precisam passar pelo menos três horas na sala de provas antes de poderem entregar a folha de respostas.

VEJA HISTÓRIAS DE ESTUDANTES QUE VÃO PRESTAR O VESTIBULAR DA FUVEST

Vida de vestibulanda
Cássia Oliveira de Lima encarou 3 horas de transporte e 11 horas de estudos por dia. Ela mora na Zona Norte de São Paulo e é bolsista em colégio particular na Zona Sul.

De Fortaleza para São Paulo
Um grupo de 20 estudantes do Ceará viajou para São Paulo para fazer primeira fase da Fuvest neste domingo. ‘O nervoso é inevitável’, diz um candidato a uma vaga para engenharia.

Amor ao próximo
Uma jovem atriz interrompeu sua carreira para tentar uma vaga no curso de medicina na USP: ‘É mais gratificante’. Nayane Pertili, de Campinas, foi ‘tocada’ ao assistir crianças com câncer.

Amigas ‘gêmeas’
Caroline Ribas e Sthephanie Garzon, de Peruíbe (SP), estudam juntas desde a infância. As duas querem ser engenheiras. Acordam  de madrugada e enfrentam uma viagem de 3h para chegar no cursinho.

Tudo pela medicina
Em São Paulo, candidatos de medicina tiveram 68 horas de aula por semana. O estudante Carlos Sartorato explica que passou mais tempo no cursinho do que em casa. Ele até arrumou namorada por lá.

Dando um tempo na viola
Alexandre Monçale Neto, de 19 anos, morador de Dracena, abandona instrumento musical para se dedicar aos estudos. Ele concorre a vaga no curso de Ciências Biomédicas. O estudo fez ele deixar a paixão pela viola de corda para depois das provas.

 Calendário
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 16 de dezembro, assim como os locais de prova dos candidatos convocados para a segunda fase.

As provas da segunda fase acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. No primeiro dia, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português e uma redação. No dia 6 será aplicada uma prova de 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. O terceiro e último dia da segunda fase terá 12 questões dissertativas, mas o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato, e pode abordar entre duas ou três disciplinas.

CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
1ª fase24 de novembro
2ª fase5 de janeiro (10 questões de português e redação)
6 de janeiro (16 questões de conhecimentos gerais)
7 de janeiro (12 questões de conhecimentos específicos)
Primeira chamada1º de fevereiro
Matrícula4 e 5 de fevereiro (online)
12 e 13 de fevereiro (presencial)
Fonte: Fuvest

Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3×4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.

A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.

Concorrência e bônus
O curso de medicina do campus da USP em Ribeirão Preto é o mais concorrido e com maior demanda do vestibular 2014 da Fuvest. A concorrência é de 62,91 candidatos por vaga. Em segundo aparece o curso de medicina em São Paulo com 58,57. O terceiro curso mais concorrido é o de engenharia civil no campus de São Carlos com 50,85 candidatos por vaga.

Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição, e vão poder concorrer ao bônus de 5% na nota. Em julho, a USP aprovou os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, que podem chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.

Em 2013, 28,5% dos calouros que se matricularam no primeiro semestre na USP fizeram o ensino médio na rede pública

Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado: pretos (denominação utilizada pelo IBGE), pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.

O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE. Neste ano, 28,5% dos calouros que se matricularam no primeiro semestre terminaram o ensino médio na rede pública.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>