Livre da aftosa, Pernambuco agora busca certificação internacional

free_aftosaFoi assinada, na tarde desta quinta-feira (5), a instrução normativa que confere a Pernambuco o status de estado livre de febre aftosa com vacinação. Uma auditoria realizada em fevereiro e março deste ano reconheceu a condição no estado e em outros seis do Nordeste — Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí –, além do Pará, no Norte do País. O próximo passo é receber a chancela internacional, cujo processo começa agora em outubro e deve terminar em maio de 2014.

Participaram da solenidade o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, secretários e deputados estaduais e prefeitos de municípios. “O sonho começou em 2003, com a criação da Adagro [Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária] em Pernambuco. Hoje, estamos recebendo essa mudança de status, em nível nacional. Só faltava esse ato [a assinatura] para provar, depois de vários exames, que o vírus não está mais circulando aqui no estado”, disse a gerente-geral da Adagro-PE, Erivânia Campelo.

Campelo explicou que, em outubro, o Ministério da Agricultura levará à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o dossiê de Pernambuco para que o estado receba o reconhecimento internacional. “Uma comissão científica vai analisar o documento e, em fevereiro, vem nos visitar. Em maio, ocorrerá uma assembleia para reconhecer novas áreas livres de aftosa. Hoje, a China já compra a carne de nossas aves e é um mercado promissor. Com a Transnordestina, rebanhos de todo o Nordeste serão trazidos para serem abatidos aqui e depois exportados pelo Porto de Suape, que é o mais próximo da Europa, que é a maior consumidora de carne bovina brasileira”, planejou.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, também esteve no evento. “A primeira área assinalada como livre foi há 15 anos, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e nós hoje temos essa alegria de declarar Pernambuco como livre de aftosa. Isso significa que animais daqui do estado poderão circular livremente pelo país, o que vem valorizar o rebanho e as propriedades”, comentou.

De acordo com o governo estadual, o resultado foi alcançado pelo alto índice de imunização do rebanho, acima de 95%, desde 2005. Milhares de doses foram distribuídas gratuitamente para criadores de gado e órgãos responsáveis, inclusive para áreas consideradas de risco, como assentamentos indígenas e quilombolas. Cerca de R$ 70 milhões foram investidos na erradicação da doença. O último caso de febre aftosa registrada no estado foi há 15 anos, em Itaíba, no Agreste do estado.

Ao mudar a classificação sanitária de “risco médio” para “livre”, somem as limitações comerciais devido às barreiras sanitárias, o que possibilita o incremento do setor pecuário e leiteiro. Até hoje, Pernambuco só podia vender carne bovina dentro do Nordeste, com exceção de Sergipe e Bahia. O rebanho atual do estado é de 2 milhões de bovinos. “Essa instrução normativa vem em um momento importante de reconstrução da base econômica do nosso Semiárido, que sofreu com a seca mais dura dos últimos 60 anos. É hora de ampliar mercados, horizontes, para aquilo que sobrou dos nossos rebanhos”, disse o governador Eduardo Campos.

A doença
A febre aftosa  é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente, bovinos, bubalinos e suínos. A doença não atinge cavalos nem seres humanos. Os registros de casos da doença geram prejuízos econômicos ao país por dificultarem a exportação de carne e por provocarem perdas na eficiência produtiva.

Segundo o Ministério da Agricultura, com a ampliação da zona livre de aftosa, 99% do rebanho nacional (cerca de 205 milhões de cabeças) de bovinos e bubalinos (búfalos) passam a ficar em regiões livres da doença, segundo o ministério. Agora, somente Amapá, Amazonas e Roraima continuam como áreas consideradas infectadas.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.