No plenário da Câmara, deputado Gonzaga Patriota discursa sobre a seca e obras hídricas no Nordeste

20110208183544_20110208drpn22Ao discursar durante o Grande Expediente na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, na manhã desta sexta-feira (25), o deputado federal Gonzaga Patriota fez uma analise sobre a seca no Nordeste e a escassez de recursos hídricos nessa região.

Tenho usado a Tribuna desta Casa nos últimos anos para discorrer sobre a questão da seca no Nordeste brasileiro e consequentemente a escassez de recursos hídricos nessa região. As iniciativas do poder público são inúmeras. Algumas redundaram em fracassos, outras foram paralisadas ou abandonadas e umas se converteram em soluções para a carente população do Nordeste”, disse Patriota.

Apesar de reconhecer os investimentos e as conquistas do Governo, citando como exemplo as obras do PAC-2, Gonzaga Patriota  avaliou que o atual governo tem feito pouco em prol dos que estão sofrendo com os efeitos da seca, considerada, por alguns especialistas, a pior dos últimos 50 anos.

 “Quando se olha para o retrospecto dos últimos dez anos, vê-se que nenhuma barragem importante foi construída na região Nordeste. As últimas foram a de Serrinha e a de Jucazinho, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso. A transposição do Rio São Francisco, que foi prometida como a redenção do semiárido, anda a passos lentos com interrupção da obra e degradação do que já foi construído. A retomada dos trabalhos só se deu após denúncias feitas pela Imprensa com grande repercussão no País. Quanto ao socorro prometido pela presidente da República, anunciado com grande alarde, a maior parte dos recursos é para reescalonamento da dívida, não para a anistia, como também para a compra de máquinas e equipamentos, recursos que não se vê chegar aos municípios afetados. O ambiente no Nordeste é de desolação e de indignação”, criticou.

Segundo Gonzaga Patriota, a transposição do Rio São Francisco inaugura um novo momento na política da infraestrutura hídrica do Nordeste.

“Outra obra muito importante é a Transposição do Rio São Francisco. O projeto de integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica do Nordeste com 220 km de extensão no eixo leste e 260 km no eixo norte. A obra da transposição inaugura um novo momento na política de infraestrutura hídrica do Nordeste. É um primeiro grande passo. E a obra da transposição, sim, vai assegurar aquilo que a gente sonhou por tantas gerações que é legar a segurança hídrica que o Nordeste precisa para conviver melhor com períodos de estiagem”, comentou.

O parlamentar defendeu o trabalho realizado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dnocs para o desenvolvimento do semiárido e lamentou a falta de investimento no órgão.

“Ressuscitado depois de ser sepultado por Fernando Henrique Cardoso, o Denocs completou 104 anos de atuação, com um trabalho muito relevante ao longo desse período. Mas infelizmente faltam recursos, condições para que o órgão continue a levar água para as regiões mais secas do Nordeste” desabafou.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.