Termina nesta sexta prazo para atualizar cadastro no Bolsa Família

Bolsa-Família-1024x680Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para os beneficiários do programa Bolsa Família que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos confirmem as informações pessoais aos gestores municipais da iniciativa federal. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pasta responsável pela gestão do programa, quem não atualizar os dados até a data-limite terá o pagamento do benefício bloqueado a partir de janeiro.

As famílias que tiverem os benefícios bloqueados por não terem atualizado o cadastro terão até 14 de fevereiro de 2014 para validar o cadastro e evitar o cancelamento definitivo do Bolsa Família. O governo informou que o desligamento dos beneficiários que não atenderem à atualização ocorrerá em março.

De acordo com o Desenvolvimento Social, as famílias beneficiárias que indicarem na atualização do cadastro renda superior a R$ 140 por pessoa terão o pagamento cancelado.

Segundo o ministério, mensagens de convocação foram exibidas nos comprovantes que os beneficiários recebem após os pagamentos serem depositados.  Além disso, informou o governo, cartas de convocação para a atualização do cadastro também foram enviadas ao endereço das famílias entre os meses de agosto e setembro deste ano.

Documentos
Aqueles que se considerarem responsáveis familiares, deverão levar, obrigatoriamente, aos locais de atualização de cadastro nos municípios, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou título de eleitor. Apesar de não serem obrigatórios, o ministério considera “importante” a pessoa levar documentos como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula de crianças e adolescentes na escola e carteira de trabalho.

As demais pessoas da família devem levar pelo menos um dos seguintes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão administrativa de nascimento indígena, CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor.

No caso das famílias indígenas e quilombolas, os responsáveis familiares podem apresentar qualquer documento de identificação com validade nacional.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>