Anac promete oficializar as regras do uso comercial de drones até dezembro

poFoi nos céus de uma área remota de São José dos Campos (SP), numa tarde, que o primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) civil e brasileiro voou de maneira regulamentada. O Nauru 500, uma aeronave branca (que se aproxima mais ao formato de um avião do que dos mini-helicópteros de quatro hélices que se vê por aí hoje) foi certificado para voos experimentais, em 29 de maio de 2013, tornando-se o primeiro drone “oficialmente” civil. Aqui, as aspas na palavra ilustram a ausência de uma legislação específica para a atividade dos Vants por aqui. Se, há pouco mais de um ano, o primeiro sobrevoo oficial foi executado, o quanto faltaria para que isso se torne uma realidade cada vez mais comum é incógnito — assim como a controvérsia da privacidade, a venda dos produtos e outras questões.

Após muito tempo requisitando uma posição sobre a regulamentação, o segmento da indústria aeronáutica brasileira viu, em fevereiro, o início de um bom presságio. Isso porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou uma proposta para regularizar os Vants, o que trouxe detalhes e sugestões para a utilização comercial e corporativa desses mecanismos em áreas segregadas, por exemplos, assim como normas mais rigorosas para operações com aeronaves de maior porte.Por enquanto, apenas voos experimentais são autorizados no Brasil — como o caso do Nauru 500, citado no início da reportagem. Voos civis, por exemplo, podem ser feitos caso a aeronave da pessoa receba o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) e uma autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Essa proposta especificou critérios e normas para o projeto, o registro e a operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) para utilização com fins lucrativos (no caso de empresas).

Um dos pontos mais confusos da proposta da Anac foi a classificação de Vants: à imprensa ela divulga que são três categorias. E daí? Drones com menos de 25kg, por exemplo, fazem parte da categoria 3; os de 25kg até 150kg, da categoria 2; e os acima de 150kg, da categoria 1. De 150kg até quanto? Três toneladas? E os riscos de queda, de atingir alguém em solo? É para tal fim essa “classificação”? A Anac negou-se a pôr um porta-voz ou um especialista para atender o Correio e, assim, orientar os leitores interessados no tema.

Atualmente, a previsão da Anac é de que as normas entrem em vigor até o fim deste ano. Ainda falta passar por uma avaliação jurídica para depois ir à audiência pública. Após isso, será preciso fazer outro exame e, só quando aprovada, a regulamentação é publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.